quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Genoino e mais 13 suplentes tomam posse na Câmara nesta quinta-feira


NA REFORMA José Genoino (foto) pode ganhar a vaga com a ida de Vicentinho ou Paulo Teixeira para a Esplanada  (Foto: Dorivan Marinho/AE)
A Câmara dos Deputados vai dar posse nesta quinta-feira (3) a 11 suplentes que assumirão definitivamente as vagas deixadas por deputados que renunciaram ao mandato para exercerem o cargo de prefeito em vários municípios do país. Outros três suplentes também serão empossados interinamente porque os titulares apenas se afastaram para assumir postos nos executivos municipais.
Entre os suplentes que tomarão posse está o ex-presidente do PT José Genoino, condenado a seis anos e 11 meses de prisão em regime semiaberto pelo Supremo Tribunal Federal, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no julgamento do mensalão.
Nesta quarta-feira (2), Genoino entregou à Mesa Diretora da Câmara a documentação necessária para assumir, de forma definitiva, a vaga aberta com a saída de Carlinhos Almeida (PT-SP). Almeida tomou posse como prefeito de São José dos Campos.
A cerimônia de posse está marcada para as 15h, na sala da presidência da Câmara, e será conduzida pelo primeiro-secretário da Casa, deputado Eduardo Gomes (PSDB-TO). O parlamentar está de plantão esta semana para dar posse aos novos deputados porque o Congresso está de recesso até dia 5 de fevereiro.Durante o julgamento do mensalão, o Supremo decidiu que os deputados condenados perderão o mandato após o trânsito em julgado do processo (quando não houver mais recursos), o que deve afetar, além de Genoino, a mais três deputados: João Paulo Cunha (PT-SP), Valdemar Costa Neto (PR-SP) e Pedro Henry (PP-MT).   
Ao todo, 27 suplentes serão efetivados como deputado. Segundo a Secretaria-Geral da Mesa da Câmara, os demais suplentes que não participarão da cerimônia nesta quinta-feira não precisarão fazer um novo juramento de posse, pois já exerceram o mandato em outras ocasiões.(época)

Nenhum comentário:

Postar um comentário