A presidente Dilma Rousseff inaugurou em Sergipe nesta manhã a Ponte Gilberto Amado, que faz a interligação do litoral sul do estado com o litoral norte da Bahia. Segundo o governo sergipano, a construção – com 1.712 metros de extensão e 14,2 metros de largura sobre o Rio Piauí – é a maior ponte fluvial do Nordeste.
Construída com recursos federais, por meio do Ministério do Turismo e do Banco nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e contrapartida do governo do estado, a Ponte Gilberto Amado (entre os municípios de Estância e Indiaroba) recebeu investidos superiores a R$ 124 milhões.
A ponte faz parte do projeto de integrar todo o litoral do estado e reduz a distância entre Aracaju e Salvador, com a ligação entre as duas capitais totalmente por via costeira. Além de encurtar distâncias, a Ponte Gilberto Amado deve ajudar a diminuir o fluxo de veículos que circulam na BR-101, que está sendo duplicada.
Primo de Jorge Amado, Gilberto Amado nasceu em 1887 em Estância, próximo de onde a ponte será inaugurada hoje. Ele – que morreu em 1969, no Rio de Janeiro – foi jornalista, escritor, político e embaixador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário