quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Projeto Tamar registra recorde de tartaguras gigantes em desova no Brasil

tartarugagigante-ecod.jpg
Entre 2011 e 2012 foram encontradas 16 fêmeas da espécie
Foto: qnr
O Espírito Santo é a única área de desova da espécie no Brasil. E foi exatamente lá, mais precisamente na praias de Regência, Povoação e Pontal do Ipiranga, no município de Linhares (Norte do estado), que o projeto Tamar registrou um recorde de tartarugas marinhas gigantes fêmeas (Dermochelys coriacea) em situação de desova.
Na atual temporada (2012/2013) foram marcadas 27 fêmeas da espécie que, segundo a International Union for Conservation of Nature (IUCN), é uma das linhagens marinhas mais ameaçadas do mundo. De 2011 a 2012 foram registradas 16 tartarugas.
"Há indícios de que os primeiros filhotes desta espécie, protegidos nas temporadas anteriores, já estão voltando para desovar. As fêmeas recém-encontradas são novas e não tinham sido marcadas. Esse número é o recorde dos recordes", explicou o oceanógrafo do projeto na base de Comboios, Henrique Filgueiras.
Janeiro e fevereiro são os meses de nascimento das tartarugas, sendo marcados pela abertura dos ninhos. O oceanógrafo afirmou que, neste período, há nascimentos quase diariamente. "Em janeiro e fevereiro, é o pico de nascimento das tartarugas, e nós as monitoramos e as protegemos", destacou Henrique.

Nenhum comentário:

Postar um comentário