quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Disputa pela presidência da UPB mostra divisão na base do governo


Maria Quitéria e Wilson Cardoso (Foto: Ascom / UPB)
Duas chapas, ambas encabeçadas por prefeitos filiados ao PSB, partido da base de apoio do governador Jaques Wagner, disputam as eleições para renovação da diretoria da União dos Municípios da Bahia (UPB), nesta quarta-feira (23). Nos meios políticos, o fato é encarado como reflexo de uma divisão na base do governo.
A oposição não entrou na disputa, mas a maioria dos prefeitos oposiconistas vai apoiar a chapa Município forte, Bahia forte,liderada pelo prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso. Os governistas fecham com a chapa Unidos pelo municipalismo, encabeçada pela prefeita de Cardeal da Silva, Maria Quitéria.
Mas, como sempre há uns mais governistas que outros, a chapa liderada por Maria Quitéria – desde sempre a candidata preferida do atual presidente da UPB, o ex-prefeito de Camaçari Luiz Caetano (PT) – leva desde o nascedouro o carimbo oficial. Foi montada ao longo da última semana, em articulações conduzidas pelo próprio Caetano, pelo secretário estadual das Relações Institucionais, Cézar Lisboa, e pelo presidente estadual do PT, Jonas Paulo.
De todo modo, os padrinhos da candidatura de Maria Quitéria evitam apresentá-la como uma chapa governista, optando pelo eufemismo “chapa de consenso da maioria”, expressão cunhada por Jonas Paula, num jogo de palavras que visa evitar transferir para o governador Jaques Wagner um eventual insucesso na disputa – de resto, bastante improvável.
Já a chapa de Wilson Cardoso, mesmo nascida de articulações dentro da base do governo, acabou recebendo o carimbo, se não de oposiconista, pelo menos de contestação – o que foi suficiente para lhe angariar o apoio dos setores da oposição que, por sí só, não conseguiriam arregimentar forças suficiente para enfrentar uma candidatura governistas. Cardoso diz que tem o apoio de pelo menos 150 prefeitos e que tem chances de vitória, mesmo enfrentando a máquina do governo.
As duas chapas – A chapa de Quitéria tem a seguinte composição: vice-presidente institucional, o prefeito de Ruy Barbosa, José Bonifácio Marques Dourado; vice-presidente administrativo, o prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Humberto Santa Cruz Filho; 1º secretário, o prefeito de Alagoinhas, Paulo César Simões Silva; 2º secretário, o prefeito de Lafaiete Coutinho, Zenildo Brandão Santana; 1º tesoureiro, o prefeito de Teixeira de Freitas, João Bosco Bittencourt; e 2º tesoureiro, o prefeito de Juazeiro, Isaac Cavalcante de Carvalho.
A chapa de Cardoso é composta por: vice-presidente institucional, o prefeito de Barra do Choça, Oberdam Rocha Dias; vice-presidente administrativo, o prefeito de Mata do São João, Otávio Marcelo Matos de Oliveira; 1º secretário, o prefeito de Canavieiras, Antonio Almir Santana Melo; 2º secretário, o prefeito de Morro do Chapeu, Cleova Oliveira Barreto; 1º tesoureiro, o prefeito de Utinga, Luiz Alberto Silva Muniz; 2º tesoureiro, o prefeito de Livramento de Nossa Senhora, Paulo Cesar Cardoso de azevedo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário