quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Dia dos Aposentados será de protesto no centro de Salvador


Aposentados protestam nas ruas de Salvador - Foto: Arquivo
Um ato conjunto de repúdio ao reajuste de 6,15% concedido às aposentadorias e pensões irá marcar o Dia do Aposentado, nesta quinta (24), em Salvador. O protesto acontecerá na Praça da Piedade, a partir das 9 horas, numa iniciativa da CTB Bahia com a Federação das Associações de Aposentados, Pensionistas e Idosos do Estado da Bahia (Feasapeb) e a Associação de Aposentados e Pensionistas da Previdência Social Pública (Asaprev/ Casa do Aposentado). Terá a participação de diversos sindicatos filiados à Central, com o objetivo de denunciar a política  praticada para aposentados e idosos, no Brasil.
“Essa mobilização ratifica nossa posição contrária à política que vem sendo implementada pelo governo, que penaliza os aposentados com perdas nos benefícios e o famigerado fator previdenciário, responsável por corroer os rendimentos desses que tanto contribuíram na construção das riquezas do país e agora precisam ter seus direitos respeitados”, explicou o presidente da CTB Bahia, Adilson Araújo.
A decisão de conceder reajustes reais apenas para os aposentados que ganham um salário mínimo sem recuperar as perdas inflacionárias dos que recebem acima deste valor tem feito com que as aposentadorias se aproximem, cada vez mais, ao piso do mínimo, reajustado em 9% este ano. “Nossa expectativa é que através da pressão popular possamos sensibilizar o Congresso e a presidenta Dilma de que aposentados e pensionistas precisam ter resgatado o valor de compra dos seus benefícios”, reforçou o coordenador geral da Asaprev, Marcos Barroso. Ele lembrou ainda que a renda deste segmento da população ajuda a sustentar famílias, nas quais filhos e netos estão desempregados.
Na Bahia a população de idosos e aposentados somam 2,2 milhões de pessoas. A falta de sensibilidade dos poderes públicos é criticada pela presidente da Feasapeb, Marise Sansão. “Todo ano o governo promete melhorar nossas vidas, criar políticas públicas que beneficiem o segmento, mas no final sempre acabam nos passando para trás, dando reajustes míseros em nossos benefícios”, protesta.
Marise lembra que “a terrível e nociva alternativa é apelar para os empréstimos consignados”. De acordo com Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em 2011, foram concedidos, na Bahia, mais de 681 mil empréstimos, gerando um volume que ultrapassa R$ 1 bilhão.
Além de valorização dos benefícios, os idosos também cobram políticas públicas. Neste dia, a Federação também entregará um documento reivindicatório da Feasapeb à Prefeitura e Câmara Municipal de Salvador, com uma proposta de criação do hospital geriátrico e a gratuidade nos transportes públicos, aos maiores de 60 anos, conforme prevê o Estatuto do Idoso (Lei 10.741/2003).

Nenhum comentário:

Postar um comentário