domingo, 15 de julho de 2012

Briga de humoristas se amplia nas redes sociais


Danilo Gentili
Danilo Gentili
Para quem olha de fora, parece comédia pastelão, mas é sério. Alguns dos principais humoristas da nova geração estão lavando roupa suja em público por causa de piadas.
Iniciada com críticas de Bruno Mazzeo a Rafinha Bastos, em uma entrevista a “O Globo”, a confusão tomou outra proporção dias depois, quando Danilo Gentili utilizou o seu programa, “Agora É Tarde”, na Band, para acusar Mazzeo de “roubar piadas” dele.
“É por isso que ele me odeia. Pegou minhas piadas de avião, roubou, colocou no ‘Junto e Misturado’ e a série foi cancelada”, disse Gentili no quadro “Mesa Vermelha”, de seu talk show.
Desde então, a briga se ampliou, envolvendo outros personagens e outras plataformas, em especial Twitter e Facebook.
A piada que motivou o ataque de Gentili é banal. Comenta sobre a proibição, motivada por questões de segurança, de levar frascos com líquidos para dentro de um avião. “O que um terrorista vai fazer com um xampu?”.
Em “Junto e Misturado”, série que a Globo exibiu em 2010, um terrorista ameaçava um passageiro com um tubo de pasta de dente. Gregório Duvivier, que participou da série, inclusive deste esquete (esq.), criticou Gentili no Twitter, neste sábado:
“De todas as agressões ao Bruno Mazzeo, a mais despropositada foi a de que ele roubaria piada. A piada em questão não foi nem sequer escrita por ele. Acho muito difícil que os redatores do ‘Junto e Misturado’ tenham assistido ao stand up do Danilo. Enfim, acho muito arrogante a pretensão de que uma piada tão óbvia tenha sido invenção sua. É preciso mais cuidado com uma acusação dessas. Daqui a pouco vai surgir algum comediante reivindicando a autoria do ‘é pavê ou pacomê?’.”
Fábio Porchat, que também participou de “Junto e Misturado”, se manifestou igualmente pelo Twitter. “Quando foi que se estabeleceu que comediante brigar com comediante é engraçado e politicamente incorreto? Acho que é politicamente babaquice”. Gentili respondeu: “Quem foi que estabeleceu que comediante tem que levar uma mesa de comediantes a sério? Acho babaquice”.
Mazzeo, alvo das críticas de Gentili, não respondeu ao ataque que sofreu na “Mesa Vermelha”, mas criticou Roger Moreira, líder do Ultraje a Rigor, banda que participa do “Agora É Tarde”. Em seu perfil no Facebook, Mazzeo anotou. “No Dia do Rock fico pensando no Ultraje a Rigor, uma das bandas preferidas da minha juventude, vivendo um fim de carreira dramático…”
Roger respondeu em seu perfil: “Meu nome está escrito de maneira indelével na história da música desse país. O seu, se você tiver sorte, pode um dia ser mais do que uma nota na história de Chico Anysio. Para falar de decadência, você precisaria, no mínimo, ter estado no topo um dia.”
Já Rafinha Bastos ganhou homenagem do programa “Top Web”, da Mix TV. Uma música, de autoria do apresentador Gustavo Braun e do diretor Rafael Blecher, critica a Band por ter demitido o humorista por causa de uma piada de mau gosto e, de passagem, provoca a MTV por ter exibido, em 2010, o esquete “Casa dos Autistas”: “Quem nunca errou, não pode ser radialista. Se até a concorrente fez…”
Quem vai atirar a próxima pedra?

Nenhum comentário:

Postar um comentário