quinta-feira, 26 de julho de 2012

Funcionários da Eletrobras aceitam proposta e encerram greve


Grevistas vão receber aumento
Grevistas vão receber aumento
Após convocação da Eletrobras para mais uma rodada de negociação, os/as trabalhadores/as da Eletrobras Distribuição Alagoas e CHESF/AL aprovaram a nova contraproposta da empresa para a pauta nacional, em assembleia realizada nesta quinta-feira 26/07. A categoria entendeu que houve avanço nesta nova proposta, quando a empresa concedeu o reajuste de 6,6%, sendo 5,1% de reposição da inflação pelo IPCA, mais 1,5% de ganho real retroativo a maio, manutenção de todas as cláusulas do acordo anterior, com reajuste de 5,1% nas cláusulas econômicas, R$ 2.800 de abono em forma de crédito nos tickets alimentação, a ser pago em 15/08. Houve ainda movimentação do Plano de Cargos e Remuneração – PCR retroativo a dez/2011 e a participação dos/as trabalhadores/as na comissão que está estudando o plano de saúde para os/as aposentados/as, o não desconto dos dias parados, dentre outras. Com o fim da greve os/as trabalhadores/as voltam ao trabalho nesta sexta-feira 27/07.
A campanha salarial deste ano exigiu muita luta. Após uma paralisação de 48 horas, os eletricitários de todo o sistema Eletrobras em todo o país entraram em greve por tempo indeterminado no dia 16/07. Segundo Amélia Fernandes, presidenta do Sindicato dos Urbanitários de Alagoas, “o entendimento era de que o governo não estava disposto a ceder, com a sinalização de que não teria nenhum ganho real e apostando inclusive no enfraquecimento do movimento. Porém, a greve mostrou que a categoria estava disposta a enfrentar os limites estabelecidos pelos negociadores da Holding. Foi com essa mudança de postura que a categoria conseguiu dobrar o governo, realizar mais uma rodada de negociação  e arrancar essa conquista”, declara Amélia.
Encerrada a negociação da pauta nacional, a luta agora será pela pauta específica, onde serão tratados de outros pontos que ficaram de fora da pauta nacional, como melhorias no plano de saúde, gratificação de férias, segurança do trabalho, PLR, auxílio funeral, pessoas com necessidades especiais, dentre outros.
Ao finalizar, a sindicalista parabeniza mais uma vez a categoria e diz que não tem dúvidas em afirmar que o avanço neste acordo deve ser creditado a todos/as os/as trabalhadores/as, que marcharam unidos/as, mesmo no momento onde as empresas faziam ameaças ou se utilizavam de estratégias jurídicas para prejudicar a mobilização. “Os/as trabalhadores/as fizeram a leitura certa do processo negocial e confiaram na condução do Coletivo Nacional dos Eletricitários – CNE que, em todo país, organizou com os sindicatos as estratégias de lutas”, conclui Amélia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário