O Supremo Tribunal Federal inicia o julgamento do chamado “mensalão” na próxima terça-feira (31). Este foi eleito o principal tema da corte neste ano. Não por acaso, muitos dos protagonistas nas próximas eleições estão na corda bamba.
O colunista da revista Carta Capital, Maurício Dias, levanta algumas questões em suas páginas na versão impressa da publicação.
Confira:
Na hora H – 1
Na próxima semana o Supremo Tribunal Federal começará o julgamento daquilo que a imprensa denominou de “mensalão do PT” iniciado com uma denúncia do então deputado Roberto Jefferson, em 2005.
Há fatos, inegáveis, de que o PT ofereceu ajuda financeira ao PTB para a eleição municipal de 2004. O caso expõe uma dramática situação criada pela Justiça Eleitoral: a coalizão partidária é possível politicamente, mas, financeiramente, não.
Na hora H – 2
Será que todos os ministros estão guarnecidos pela incompatibilidade? Há documentos que o STF desconhece capazes, no entanto, de provocar dúvidas sobre a isenção de alguns juízes que estão prontos a votar. Essa papelada não foi enviada pelo Ministério Público mineiro para o STF. Mas, cedo ou tarde, ela vai aparecer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário