quinta-feira, 26 de julho de 2012

6ª Coorpin de Itabuna desarticula quadrilha de pistoleiros que agia na região


Moisés Damasceno e Lúcio Serra comemoram resultado da operação policial; Na parte inferior a fotos de alguns dos presos
Com a prisão de Ovídio Santos Sampaio, a 6ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Itabuna) desarticulou um dos maiores esquemas de pistolagem já montados na região, o qual teria resultado na morte de 10 pessoas em apenas dois anos, em diversos municípios do interior do estado. Quatro pistoleiros e dois mandantes já estão presos e oito armas foram apreendidas durante a operação, que teve desdobramentos até no Espírito Santo (ES).

Segundo o titular da 6ª Coorpin, delegado Moisés Damasceno, responsável pelas investigações, Ovídio Santos Sampaio, preso pela Polícia Militar em Camacan, Reginaldo Amaral Santos, localizado em Porto Seguro, e Wesley Ferreira Serafim, em Governador Lindemberg (ES), presos por equipes da 6ª Coorpin, além de Héverson de Jesus Sampaio, capturado em Linhares (ES) pela Coordenação de Operações Especiais (COE) da Polícia Civil da Bahia, são apontados como autores da execução de pelo menos 10 pessoas nos municípios de Santa Luzia, Camacan, Pau Brasil e Itapebi.
Até o momento foram apreendidas oito armas de fogo, duas no município de Barra de São Francisco (ES), cinco em Porto Seguro, no bairro Ubaldinão, e uma em São João do Panelinha, distrito de Camacan, esta última apreendida em poder de Ovídio. O assassino esteve preso por 10 anos no Espírito Santo e chegou a cumprir parte da pena no Presídio de Segurança Máxima de Vitória. Naquele estado, ele usava o nome de Rosildo Souza Sampaio e, com ele, responde por vários roubos e um homicídio.
Crimes de mando
O empresário Edivan Ribeiro Santana, um dos mandantes identificados no decorrer das investigações, contratou Ovídio e Reginaldo para assassinarem sua mulher Kátia Cristina Lima dos Santos, morta com dois tiros na presença da mãe, de uma sobrinha e das filhas do casal, quando deixava um templo evangélico, em Camacan, na noite de 27 de dezembro de 2010.  Kátia era casada com Edivan há 15 anos e, após descobrir uma traição amorosa, desejava se separar do marido.
Já o vereador de Pau Brasil, no sul baiano, Walderlins Pinheiro Matos, o “Pinho”, foi morto por Ovídio e Wesley, a mando de Marcos Santos Rocha, que também já está preso pelo homicídio. O crime teria sido motivado por dívida, conforme revelou o delegado Moisés Damasceno. Outras pessoas ainda podem ser presas no decorrer das investigações, dentre elas um quinto pistoleiro, identificado como Genivaldo Oliveira dos Santos, o “Querido”, autor das mortes do também matador Agnailton Dias Miranda, o “Guito”, e de Auzenir Nery dos Santos, que contratara Guito para assassinar o marido Arnaldo Cardoso da Silva. 
A operação, que resultou na desarticulação da quadrilha, contou com o apoio de equipes das Polícias Civil e Militar do Espírito do Santo, nas cidades de Linhares, e Governador Lidemberg, respectivamente.

Marcos, Reginaldo, Héverson e Edvan estão presos à disposição da Justiça
Vítimas
Em 10/06/2010 – homicídio de Arnaldo Cardoso da Silva, na zona rural de Santa Luzia. Autores: Ovídio Santos Sampaio e Agnailton Dias Miranda. Mandante: Auzenir Nery dos Santos (mulher da vítima).
Em 13/06/2010 – homicídio de Anilton Teófilo da Silva, na região do Pau Ferro, Camacan. Autores: Ovidio Santos Sampaio e Agnailton Dias Miranda (Guito). Mandantes: “Irmãos Vaz”. Motivação: morte de um adolescente da família Vaz, há mais de 20 anos.
Em 30/07/2010 – homicídio de Agnailton Dias Miranda (Guito), no distrito de Jacareci em Camacan. Autores: Genivaldo Oliveira dos Santos (Querido), pistoleiro de Jacareci. Suspeito de mando: Ailton Cardoso das Silva (irmão de Arnaldo, morto em 10/06/2010). Motivação: vingança pela morte de Arnaldo Cardoso da Silva
Em 10/09/2010 – homicídio de Auzenir Nery dos Santos, na esquina da rua Marechal Castelo Branco com rua Ilhéus, Santa Luzia. Suspeito: Genivaldo Oliveira dos Santos. Suspeito de mando: Ailton Cardoso da Silva (irmão de Arnaldo) Motivação: vingança pela morte de Arnaldo.
Em 11/09/2009 – homicídio de Joaldo Santana (Raimundo). Bairro São Jorge, Santa Luzia. Na ação dos pistoleiros ficaram feridos uma criança e um velho. Suspeitos: Ovidio Santos Sampaio e Heverson de Jesus Sampaio.
Em 6/11/2010- homicídio de Nailton Santos dos Anjos (Feinho), na rua Marechal Castelo Branco, local conhecido como Morro, Santa Luzia. Autor: Heverson de Jesus Sampaio. Não houve mandante. Motivação: a vítima estava ameaçando denunciar a quadrilha de pistoleiros.
Em 26/11/2010- homicídio de Mário César Oliveira Barros. Autores: Ovidio Santos Sampaio e Heverson de Jesus Sampaio. Mandante: fazendeiro conhecido como Gilberto da região da “Via Bagó”.
Em 15/02/2011- Homicídio de Edílson Rodrigues da Silva (Dito) dentro de um ônibus, no município de Itapebi. Autor: Reginaldo Amaral Santos. Mandante: Ovidio Santos Sampaio. Motivação: a vítima era carcereiro de Santa Luzia e descobriu onde integrantes da quadrilha de pistolagem moravam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário