segunda-feira, 30 de julho de 2012

JAC Motors suspende fábrica na Bahia


Pode ficar comprometida a geração de 3,5 mil empregos diretos e 10 mil postos indiretos na Bahia com a chegada de uma fábrica da  JAC Motors em Camaçari, Região Metropolitana de Salvador. A interrupção vai durar até que o governo federal regulamente o decreto que dará às montadoras o direito de importar automóveis com o Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) reduzido.

O presidente da empresa no Brasil, Sérgio Habib, afirmou em entrevista ao jornal Folha de São Paulo, que os planos de expansão de fábricas e concessionárias da marca no Brasil estão temporariamente interrompidos.

Na entrevista, Habib explicou que o alto custo do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI), pago pela concessionária, de 36,5%, é alto e inviabiliza os planos da empresa no Brasil. A expectativa é que o imposto seja reduzido para 6,5%, valor pago pelas montadoras nacionais.

Para o assessor de comunicação da Jac Motors, Eduardo Pincigher, não há condições da empresa estar capitalizada para iniciar a construção da planta da fábrica na Bahia, e a suspensão foi tomada como medida deprecaução. Além disso, ele lembrou que a promessa de redução do IPI foi feito pelo governo em agosto do ano passado, quando foi lançado o Plano Brasil Maior,  programa do governo federal para aumentar a competitividade da indústria nacional.

Em entrevista ao jornal A Tarde, o secretário de comunicação do governo da Bahia, Robinson Almeida, disse que articulações do governo federal caminham para que o decreto seja baixado em agosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário