sábado, 21 de julho de 2012

Atirador deixa ao menos 12 mortos na estreia do 'Batman' nos EUA


Suspeito da ação, que feriu 59, foi identificado como jovem de 24 anos. Vestido de preto e com máscara de gás, ele atacou cinema lotado com disparos e gás não identificado

AP
Jacob Stevens, 18, abraça sua mãe Tammi Stevens depois de serem questionados pela polícia por ação de atirador em cinema de Denver
Usando uma máscara de gás, um atirador deixou ao menos 12 mortos e 59 feridos ao disparar e lançar um gás não identificado dentro de um cinema lotado na cidade americana de Aurora, no Estado do Colorado, na madrugada desta sexta-feira durante a estreia do filme "Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge".
Pânico: Espectadores de 'Batman' nos EUA acharam que sons de tiros eram do filme
Inicialmente apontado em 14, o número de mortos foi revisto posteriormente. Esse foi o pior ataque nos EUA desde que um psiquiatra do Exército matou 13 soldados e civis na base militar de Fort Hood, no Texas, em 2009. Entre os feridos estão algumas crianças, sendo a mais jovem um bebê de quatro meses que já recebeu alta.
O suspeito pelo massacre foi detido perto de um carro do lado de fora do cinema, anunciou Dan Oates, chefe da polícia de Aurora, que fica a cerca de 15 km do centro de Denver e a apenas 32 km do local do massacre na escola de Columbine, que matou 12 alunos, um professor e deixou 24 feridos em 1999.
O suspeito foi identificado como James Holmes, de 24 anos. Segundo um agente federal, o atirador nasceu no Estado do Tennessee em 13 de dezembro de 1987 e é morador de Aurora, a terceira cidade mais populosa do Colorado. Ele fazia um Ph.D. em neurociência da Universidade do Colorado em Denver, mas tinha iniciado os procedimentos para abandonar o curso.
Segundo o chefe da polícia de Nova York, Richard Kelly, Holmes estava com o cabelo pintado de vermelho e disse que era o Coringa, personagem rival do Batman, no momento em que foi preso. Ele não disse quem lhe passou essa informação, que não foi confirmada pela polícia do Colorado.
A família de Holmes divulgou um comunicado dizendo que "seus corações estão com aqueles envolvidos nesta tragédia e seus familiares". Um vizinho ouvido pela AP afirmou que o jovem era tímido e não conseguia encontrar emprego após ter feito mestrado em uma universidade pública na Califórnia.
Oates afirmou que o suspeito alegou ter explosivos em sua casa. Durante a investigação no local, a polícia e agentes do FBI descobriram que o apartamento estava com armadilhas, tendo sido encontrados no local explosivos aparentemente "muito sofisticados". As autoridades esvaziaram cinco prédios enquanto verificam como desarmarão o material inflamável e explosivo. Segundo a Reuters, os trabalhos no local podem durar "horas ou dias".
Entre as vítimas do massacre está a blogueira esportiva Jessica Ghawi, 24 anos, que em junho escapou de um ataque a tiros em um shopping de Toronto, no Canadá. Ela esperava o início da sessão quando publicou seu último post no Twitter: "O filme só começa daqui 20 minutos".
Entre os feridos estão três integrantes das Forças Armadas americanas. Aurora abriga um grande centro de operações do Departamento de Defesa, instalado na base aéreia de Buckley.

Nenhum comentário:

Postar um comentário