domingo, 1 de julho de 2012

ILHÉUS: NEM “SÃO JORGE AMADO” LIVRA O TURISMO DA ESTAGNAÇÃO


Há quem acredite que Ilhéus não muda porque sofre a síndrome de Gabriela: "eu nasci assim, eu cresci assim, eu sou mesmo assim, vou ser sempre assim...".
Matéria publicada neste domingo (1º) no jornal A Tarde revela o pessimismo dos empresários do setor turístico ilheense com a falta de investimentos e atenção do poder público, que fazem com que a cidade sirva hoje muito mais como passagem de visitantes que buscam destinos mais atraentes, a exemplo de Itacaré.
A repórter Ana Cristina Oliveira ouviu turistas e os empresários Luigi Massa, presidente do Costa do Cacau Convention Bureau, e Alfredo Landim, dono de agência de receptivo e ex-secretário municipal de Turismo. As opiniões dos entrevistados caminham na mesma direção: o governo local está ausente, falta zelo e conservação do patrimônio histórico-cultural, além de ser precária a manutenção das vias públicas.
A falta de um centro histórico preservado é apontada como o motivo pelo qual gravações da novela Gabriela, inspirada no livro de Jorge Amado e ambientada na Ilhéus dos anos 20 do século passado, tiveram que ser feitas na cidade de Canavieiras. Já na… “Terra da Gabriela”, nem uma cena sequer.
A percepção é de que a cidade não consegue aproveitar a exposição que a novela lhe proporciona na mídia, pois ainda não conseguiu estruturar sua atividade turística. A falta de visão e comprometimento de muitos empresários do setor também entra com sua cota de contribuição para esse quadro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário