terça-feira, 3 de julho de 2012

Ex-funcionários do TRT são denunciados por furto de equipamentos de informática

Três ex-funcionários terceirizados do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT-5) foram denunciados por crime contra a administração pública pelo Ministério Público Federal na Bahia (MPF/BA). Uma outra pessoa foi denunciada por receptação e venda de objetos roubados. Os servidores utilizaram-se da condição de encarregados de manutenção de informática para furtar pentes de memória e etiquetas com certificados de autenticidade do sistema operacional Windows XP, segundo o MPF. Eles são acusados de terem provocado um prejuízo de R$ 5,4 mil aos cofres públicos.
As etiquetas Certificates of Authenticity (COA), coladas nos equipamentos, comprovam a autenticidade e a licença para instalar e ativar o sistema operacional Microsoft Windows XP. Um dos funcionários envolvidos vendia os certificados ao quarto denunciado, pelo valor unitário de R$ 50. Este último confessou ter, de acordo com o MPF, comprado um total de 50 ou 60 COAs e afirmou que revendia as etiquetas por telefone ou mediante um site de compras na internet. 
O crime foi descoberto em novembro de 2005. A Polícia Federal foi acionada e a autoria foi comprovada por meio de exame pericial de papiloscopia realizado nas máquinas violadas. O procurador da República André Batista Neves, autor da denúncia, requer que os acusados sejam condenados por crime contra a administração pública, cujas penas estão previstas no artigo 312, combinado com o 327, do Código Penal. Para o quarto denunciado, requer a condenação por crime de receptação de objeto roubado, previsto no artigo 180, do Código Penal. Se condenados, os réus também deverão reparar o prejuízo financeiro causado à União

Nenhum comentário:

Postar um comentário