Histórico
A emancipação política de Alagoinhas foi oficializada há 159 anos, no dia 2 de julho de 1853, com a posse da primeira Câmara Municipal e do presidente do Conselho, o coronel José Joaquim Leal. Mas o município começou a se desenvolver economicamente em 1964 com a descoberta de um poço de petróleo. Três anos depois já havia 30 poços, motivo que fez com que a Petrobras se instalasse no município. O petróleo atraiu migrantes de toda a parte; a cidade começou a crescer nas margens da ferrovia, que foi, na realidade, a verdadeira ferramenta de desenvolvimento da região.
Freguesia da Água Fria, Freguesia de Santo Antônio das Lagoinhas e, posteriormente, Villa de Santo Antônio d’Alagoinhas. Este foi o último nome de Alagoinhas como vila, desmembrada da Vila de Inhambupe, para ser emancipada como município.
Hoje, Alagoinhas desponta como uma das cidades mais desenvolvidas do estado da Bahia. A chegada de novas indústrias, o desenvolvimento econômico, a geração de emprego e renda e a profissionalização de pessoal são um marco dos dias atuais. A cidade passa por uma reformulação na sua infraestrutura com obras de requalificação de praças, urbana, ambiental, pavimentação, iluminação, paisagismo e equipamentos públicos. A valorização salarial dos professores e requalificação, com cursos de aprimoramento, fazem a educação em Alagoinhas ser referência regional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário