domingo, 1 de julho de 2012

Alagoinhas Festeja 159 Anos De Emancipação Política

Alagoinhas festeja 159 anos de emancipação política no dia 2 de julho - A emancipação política de Alagoinhas será comemorada na próxima segunda-feira, 2 de julho. Este ano a cidade completa 159 anos. A programação está prevista para começar às 5h com uma alvorada de fogos nos bairros 2 de Julho, Alagoinhas Velha, Centro, Santa Terezinha e Barreiro. Às 8h serão iniciadas as atividades cívicas, com o hasteamento das bandeiras e execução dos hinos do Brasil, da Bahia e de Alagoinhas na Praça da Bandeira.
A partir das 9h serão iniciadas as apresentações culturais e esportivas, na Brasilinha (2 de Julho), onde haverá bandas, quadrilhas juninas e um torneio de futebol. As homenagens serão encerradas com um show pirotécnico.
Histórico
A emancipação política de Alagoinhas foi oficializada há 159 anos, no dia 2 de julho de 1853, com a posse da primeira Câmara Municipal e do presidente do Conselho, o coronel José Joaquim Leal. Mas o município começou a se desenvolver economicamente em 1964 com a descoberta de um poço de petróleo. Três anos depois já havia 30 poços, motivo que fez com que a Petrobras se instalasse no município. O petróleo atraiu migrantes de toda a parte; a cidade começou a crescer nas margens da ferrovia, que foi, na realidade, a verdadeira ferramenta de desenvolvimento da região.
Freguesia da Água Fria, Freguesia de Santo Antônio das Lagoinhas e, posteriormente, Villa de Santo Antônio d’Alagoinhas. Este foi o último nome de Alagoinhas como vila, desmembrada da Vila de Inhambupe, para ser emancipada como município.
Hoje, Alagoinhas desponta como uma das cidades mais desenvolvidas do estado da Bahia. A chegada de novas indústrias, o desenvolvimento econômico, a geração de emprego e renda e a profissionalização de pessoal são um marco dos dias atuais. A cidade passa por uma reformulação na sua infraestrutura com obras de requalificação de praças, urbana, ambiental, pavimentação, iluminação, paisagismo e equipamentos públicos. A valorização salarial dos professores e requalificação, com cursos de aprimoramento, fazem a educação em Alagoinhas ser referência regional.
Projetos sociais ampliam esse desenvolvimento. Na primeira etapa da Minha Casa Minha Vida foram entregues 3,5 mil casas. A implantação do Centro de Referência de Atendimento à Mulher – CRAM- e dos projetos dos Centros de Referência e Assistência Social – CRAS também são pontos marcantes. Na saúde, a construção da primeira Unidade de Pronto Atendimento – UPA -24 horas, no Bairro de Santa Terezinha, e a entrega de ambulâncias para o distrito de Boa União e para a maternidade. Alagoinhas Notícias via ASCOM Prefeitura Municipal de Alagoinhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário