segunda-feira, 23 de julho de 2012

A CONFUSÃO DAS PESQUISAS


O eleitor que se prepare. Vêm aí as pesquisas de opinião sobre as sucessões municipais, algumas feitas sob medida, ao gosto do freguês. Não é que o candidato seja estúpido e goste de se enganar, pois se trata na verdade de uma tentativa manjada de levar o cidadão no papo, apostando naquela máxima de que o brasileiro gosta de apoiar quem está na frente.
Já se viu essas artimanhas em eleições anteriores. Em Itabuna, há um grupo que adora divulgar “pesquisa” e arrotar vantagem. Mais de uma vez já se descobriu que os números apresentados pela turma não saíam de um instituto de pesquisa, mas de um salão de beleza, tamanha era a camada de maquiagem.
Eles estão por aí novamente, sem dados registrados, mas utilizando a velha tática de vender ficção como realidade. Além de tentar convencer o eleitor, a estratégia também busca estimular empresários a apostar no potencial da candidatura e abrir bem a mão na hora de contribuir com a campanha.
O certo é que está difícil a vida para quem pretende ter uma ideia clara do posicionamento dos postulantes junto ao eleitorado. Em Coaraci, duas pesquisas registradas – uma da Sócio Estatística e outra da Compasso – deram resultados bem diferentes. A primeira apontou a atual prefeita Josefina Castro (PT) na frente, com 36,1%, seguida por Jadson Albano (PR), com 23, 7% , Milton Cerqueira (PRB), com 11,5% e Janjão (PSD), com 5,4%. Os eleitores que disseram não saber em quem irão votar somaram 20% e os que responderam que anularão o voto foram 3,4%.
Já os números da Compasso reviram o jogo, deixando no mesmo patamar somente o candidato Milton Cerqueira, terceiro colocado. Na frente, as posições se invertem, com Jadson Albano liderando com 39,5% e Josefina ficando em segundo lugar, com 31,9%.

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