terça-feira, 31 de julho de 2012

JUSTIÇA INDEFERE CANDIDATURAS DE MONALISA, GARRAFÃO E JARBAS


A Justiça Eleitoral indeferiu o registro de candidatos a prefeito em Floresta Azul, Itacaré e Ibicaraí, no sul da Bahia. Os candidatos que tiveram registros indeferidos em Itacaré foram o ex-prefeito Jarbas Barbosa (PSB) e Dr. José Alves (PHS). Já em Ibicaraí, a atingida pela Justiça foi a ex-prefeita Monalisa Tavares (PRP).
José Alves teve a candidatura indeferida por ter conta rejeitada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e ser considerado inelegível, conforme sentença do juiz da 203ª Zona Eleitoral, Eduardo Gil Guerreiro.
O ex-prefeito Jarbas Barbosa também ficou na mesma situação porque teve contas julgadas irregulares pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Em Itacaré, foram deferidos apenas os pedidos das candidaturas de Tonho de Anízio (PCdoB) e Genilson da Silva (PT).
A candidatura de Monalisa Tavares (PRP) teve o registro indeferido também porque teve sua prestação de contas rejeitada pelo TCM e reprovada pela Câmara de Vereadores. Ela terá de recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
A rejeição de contas também levou a Justiça Eleitoral a não conceder o registro da candidatura do ex-prefeito de Floresta Azul, Carlos Amilton, o Garrafão. Os registros de Garrafão e Monalisa foram analisados pelo juiz da 29ª Zona Eleitoral, André Britto.

DIVULGADA PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO FESTIVAL AMAR AMADO


Finalmente saiu a programação completa do Festival Amar Amado, de homenagem ao centenário de nascimento do escritor itabunense Jorge Amado.
A programação será aberta no sábado, 4, com sarau, exposição fotográfica e workshop, além de show com o cantor Moraes Moreira, na praça Dom Eduardo (praça da Catedral), às 22h, em Ilhéus. Todos os eventos são gratuitos.
No domingo, 5, será aberta a Feira Literária Amar Amado, no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães, na avenida Soares Lopes, centro, às 10h. A feira terá participações de escritores e debatedores do Brasil e de outros países.
A feira vai até o dia 11, sempre das 10h às 22h. A programação da feira contará com visitas de estudantes, o terreiro de poesia – unindo poesia e música – e o cabaré literário.
O Festival Amar Amado, ao contrário do informado no domingo, também reunirá feras da música nacional. Além de Moraes Moreira, estão confirmados shows de Margareth Menezes (dia 9), Caetano Veloso (10) e família Caymmi (11), sempre no palco instalado na praça Dom Eduardo. A apresentação de Caetano ocorreu justamente no dia de aniversário de nascimento de Jorge.

LÍDER DO TRÁFICO EM PORTO É PRESO NO ES


Uma ação de policiais federais baianos e capixabas resultou na prisão do traficante Romário de Oliveira Brito, 24 anos, conhecido como Romarinho. Ele seria um dos líderes do comércio de drogas em Porto Seguro. Foi recapturado no domingo, 29, no município de Ibatiba, no Espírito Santo.
Romarinho estava em um automóvel VW Golf e apresentou documento de identidade falso, em nome de Gustavo Ferreira da Silva, segundo a Polícia Federal, informa o Radar64. Ele estava foragido há um ano e três meses da cadeia de Porto Seguro. O bandido conseguiu escapar da carceragem da Polícia Civil, junto com outros nove detentos.

APÓS INDEFERIR REGISTRO DE AZEVEDO, JUSTIÇA ADIA DEFINIÇÃO DE TEMPO DE RÁDIO E TV


Juiz Antônio Carlos Moraes disse que será rigoroso (Foto Pimenta).
A definição do tempo no rádio e TV dos partidos e coligações nas eleições de prefeito e vereador em Itabuna somente será conhecida dia 7 de agosto, conforme anunciou o juiz da 27ª Zona Eleitoral, Antonio Carlos Rodrigues de Moraes. Hoje, representantes de partidos e candidatos e de emissoras de rádio e televisão se reuniram com o juiz no Fórum Ruy Barbosa.
Segundo o magistrado, a impugnação da candidatura do prefeito Capitão Azevedo determinou a mudança. Antonio Carlos Moraes esclareceu dúvidas quanto à propaganda eleitoral no rádio, TV e internet. O juiz recomendou aos candidatos usar apenas sites pessoais ou de suas coligações de acordo com a resolução do TSE.
INTERNET NA CAMPANHA
Ao lado do chefe do cartório, Marcelo Brito, o juiz fez críticas à colocação de placas em locais públicos de uso comum em desacordo com a legislação, ao volume dos carros de som e à propaganda ilegal em blogs e sites.
“Os partidos serão notificados, assim como os blogueiros”, disse o juiz Antonio Carlos Moraes.  Acrescentou que três decibelímetros serão usados em locais públicos para fiscalizar os carros de som para que limitem o volume em 85 decibéis.
Já o chefe do cartório, Marcelo Brito, criticou o uso de emissoras de rádio AM para atingir adversários e elogiar candidaturas amigas, em Itabuna e cidades circunvizinhas. “As rádios também serão notificadas. Em caso de reincidência, serão aplicadas multas, cujo máximo é de até 100 mil unidades fiscais de referência (Ufirs)”, comentou Brito.

PSD FAZ ACORDO JUDICIAL E FICARÁ NA COLIGAÇÃO DE JUÇARA


A candidata petista Juçara Feitosa vai ganhar 1min56s de rádio e TV do PSD por programa, além das inserções. A questão foi resolvida durante audiência entre representante do PSD, o juiz da 28ª Zona Eleitoral, André Dantas Vieira, e representante do Ministério Público Eleitoral.
Após apresentar ata em que coligava com Vane do Renascer (PRB), o diretório local protocolou pedido em que informou ter a maioria dos filiados ter feito opção pela petista. O protocolo foi apresentado ontem, 30, mesma data de publicação da sentença do juiz André Vieira no mural do cartório da 28ª Zona.
A coligação do candidato Vane do Renascer informou ao PIMENTA, por meio da assessoria, que não irá recorrer da decisão. No prazo final de registro das coligações e candidaturas, no início do mês, a direção do PSD local havia feito escolha por Vane, mas a direção estadual impôs o nome de Juçara.

Amarrada e amordaçada, garota de 12 anos é vítima de estupro


A menor J.d.S.L.12 havia saído na escola, na cidade de Olho d'Água Grande, a 160 km de Maceió, e, para se proteger da chuva, ficou debaixo da marquise de uma residência, na Rua Doutor Euclides Bóia.
Ao ver a garota, José Vanderlei dos Santos, 23, teria chamado a menor para entrar em sua casa. De acordo com o depoimento da menina, o acusado amordaçou a garota e depois amarrou a jovem para, em seguida, praticar o estupro.
Preocupada com a demora da filha, a mãe da garota saiu à procura e foi até a casa do acusado. José Vanderlei dos Santos disse que a menina não estava em sua residência.
Desconfiada, a mulher acionou a polícia, que entrou na casa e encontrou a garotinha ainda amarrada.
No fim da tarde desta segunda-feira, J.d S.L. foi solta e levada para receber atendimento especializado, inclusive com o apoio do Conselho Tutelar. José Vanderlei dos Santos foi detido e levado até a Central de Polícia, onde prestou depoimento juntamente com a mãe da garota, e aguarda uma decisão da Justiça.

11 tartarugas morrem em um mês no litoral


Biólogo Bruno Stefanis trata dos animais que sobrevivem à poluição das praias de forma voluntária

Biólogo Bruno Stefanis trata dos animais que sobrevivem à poluição das praias de forma voluntária
Maceió é a capital conhecida internacionalmente pelas belas lagoas e mares, mas pouco se fala nessa dimensão sobre os índices de mortalidade das espécies marinhas vítimas da poluição. Diante da grande demanda, o Instituto Biota, criado em 2009, passou a fazer o levantamento de espécies marinhas encalhadas no litoral da capital, bem como seu resgate, contando com uma equipe de estudantes e profissionais voluntários.
Desde o dia 29 de junho, o instituto registrou a morte de 12 animais aquáticos, sendo um lobo-marinho, encontrado ainda com vida na última quarta-feira, e mais 11 tartarugas. Só no último final de semana, três carcaças de tartarugas marinhas parcialmente mutiladas foram encontradas na Praia de Tabuba, Litoral Norte de Maceió.
O biólogo e presidente da ONG, Bruno Stefanis, ressalta que um dos principais motivos da mortalidade dessas espécies tem a ver com a pesca predatória e a poluição pelos próprios banhistas e empreendedores.
“Quando nós vamos fazer uma necropsia de alguma espécie, na maioria das vezes, detectamos pedaços de plástico, lixos humanos que não foram digeridos pelo organismo do animal. As fezes viram uma espécie de pedra e comprometem o sistema digestivo”, explica o biólogo.
Segundo Stefanis, o tratamento das tartarugas marinhas que são encontradas encalhadas e doentes é de difícil reversão.
O levantamento do instituto aponta que desde sua fundação, foram 117 encalhes de três espécies de tartaruga, porém 12 foram resgatadas com vida, e dessas 12, somente três sobreviveram após o tratamento. “É um número muito baixo, mas estamos fazendo aqui um trabalho de levantamento que antes não era feito no Estado”, falou Bruno.
A ligação da morte das tartarugas com o lixo não é à toa. Vence a Praia da Jatiúca, com a morte de 14 Tartarugas Verdes, do total de 85 casos registrados no Estado, desde 2009. Quanto à espécie Oliva, a Praia da Pajuçara registrou seis mortes, de 26 constatadas ao todo.

Isenção de IPI para automóveis não será prorrogada, diz Mantega


Ministro afirmou que Planalto não deve manter desoneração tributária após setembro
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, apresentou nesta terça-feira (31) um balanço do desempenho da indústria automotiva após a decisão do governo de isentar a cobrança do Imposto sobre Produtos industrializados (IPI) incidente sobre a fabricação de veículos. E aproveitou para afirmar que o Planalto não deve manter a isenção. “Não está em cogitação a manutenção da redução de IPI a partir de agosto. A redução vai até 31 de agosto e está mantida”, disse.
Segundo Mantega, o Brasil deve registrar o melhor desempenho de vendas de automóveis para um mês de junho neste ano, com cerca de 360 mil veículos. “Em maio resolvemos reduzir o IPI em função da queda nas vendas que estava ocorrendo e aumento do estoque, o que poderia resultar em demissões. Estávamos preocupados com a continuidade da indústria automobilísticas, que é importante para economia brasileira”, disse o ministro. “Foram 280 mil veículos vendidos em maio. Do ponto de vista internacional é muito alto, mas mostrava que a indústria nacional estava declinando. Em junho, as vendas foram 353 mil veículos, houve um crescimento forte”, afirmou.
O aumento nas vendas foi acompanhado pela elevação no número de empregos criados pelo setor automotivo, segundo números apresentados pela Anfavea a Mantega. As montadoras teriam ampliado de 144 mil para 146,9 mil o número de trabalhadores contratados. “Fizemos um pacto [pelo emprego quando concedeu isenção de IPI]. A indústria se comprometia a manter o emprego e até aumentá-lo, além manter os investimentos”, recordou o ministro.
GM irá contratar 2 mil
A afirmação foi dada em entrevista convocada às pressas na Fazenda, após reunião de Mantega com Luiz Moan, vice-presidente da associação das montadoras (Anfavea) e diretor de assuntos institucionais da General Motors.
A decisão da GM de eliminar 1,5 mil postos de trabalho em uma das oito fábricas mantidas em São José dos Campos foi o tema da conversa, na qual Moan assegurou que montadora mantém previsão de contratar 2.063 trabalhadores até o final deste ano. O efetivo se somará aos 1.848 contratados pela GM de janeiro de 2008 a junho de 2012, quando iniciou um plano de realocação de investimentos no país. “Reafirmamos ao ministro a manutenção do nível de emprego”, disse o diretor.
Mantega ressaltou que não cabia à Fazenda interferir no processo de fechamento da unidade fabril pela GM no interior de São Paulo. “Não nos cabe administrar conflitos trabalhistas específicos”, disse.
O titular da Fazenda também afirmou que “a economia brasileira já está se aquecendo”, projetando crescimento acelerado no segundo trimestre,e que “os trabalhadores brasileiros não estão sentindo que está acontecendo uma crise internacional”, em referência aos efeitos da turbulência global.

'Avenida Brasil': Lucinda é responsável pela morte da mãe de Carminha


O mistério que cerca a relação conturbada entre Carminha (Adriana Esteves) e Lucinda(Vera Holtz), em "Avenida Brasil", pode estar bem perto de ser solucionado. De acordo com o blog "Na TV", do "iG", os rumores nos bastidores do folhetim é de que Lucinda é responsável pela morte da mãe da vilã.
Tudo começa a ficar claro quando Jorginho(Cauã Reymond) descobre sobre o passado amoroso entre Lucinda e Santiago. As cenas devem ir ao ar no dia 4 de agosto.
Mais tarde, será revelado que Carminha, na verdade, é filha de Santiago. A vilã do Divino teria ido parar no lixão por ódio de Lucinda, que, após a morte da mãe de Carminha, foi parar atrás das grades.
Lucinda (Vera Holtz) e Santiago (Juca Oliveira) viveram um romance, no passado

Apresentadora Luciana Gimenez deve mais de R$ 1 milhão de impostos

Luciana Gimenez(Imagem:André Schiliró/Divulgação)

Luciana Gimenez estaria devendo mais de R$ 1 milhão de impostos que nunca recolheu da pensão alimentícia de quase US$ 20 mil mensais, informou a coluna "Retratos da Vida", do jornal "Extra”, desta terça-feira (31).

De acordo com a publicação, a apresentadora recebe a pensão de Mick Jagger para suprir as necessidades de Lucas, como estudo, babás, alimentação, entre outros. Ela nunca declarou a Receita Federal nada do que ganhou. Luciana já teria acionado seus advogados para resolverem o problema.

Imagem: André Schiliró/DivulgaçãoLuciana Gimenez

segunda-feira, 30 de julho de 2012

FLORESTA AZUL: Garrafão realiza grande carreata na cidade


Aconteceu no ultimo sábado (28/07) uma grande carreata da coligação: a vitoria e do povo, liderada pelo ex prefeito Carlos Hamilton (Garrafão) (PSB), onde contava com dezenas de carros e centenas de pessoas a pé percorrendo as ruas da cidade juntamente com ele.

FLORESTA AZUL: A prefeita faz carreata pelas ruas da cidade

Aconteceu nessa ultima noite de domingo (29/07) uma grande carreata da coligação: Floresta Azul no caminho certo, liderada pela prefeita Sandra Cardoso (DEM) onde contou com dezenas de carros e varias pessoas, percorrendo as principais ruas da cidade.

Caso Fátima Mendonça: TJ-BA precisa explicar bem mais


TJ-BA assegura que Fátima Mendonça trabalha em projetos da Coordenadoria da Infância e Juventude
Apesar de a própria assessoria de imprensa da primeira-dama do Estado, Fátima Mendonça, informar que ela estaria licenciada da função de assessora de supervisão geral na coordenação de assistência médica do Tribunal de Justiça da Bahia, o tribunal comunicou nesta sexta-feira (27) que ela executa suas funções normalmente.
“A servidora Maria de Fátima Carneiro de Mendonça é servidora do quadro há mais de 20 anos e exerce cargo em comissão há 14 anos” assegura o TJ, em nota. Assegura, também, que ela desempenha atividade em projetos relacionados a menores em situação de risco da Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal. O TJ esclarece: “O fato de ela ser presidente das Voluntárias Sociais – cargo nato – não a descredencia de suas atividades profissionais”.
Leia também:
  • Governo da Bahia precisa explicar polêmica envolvendo a primeira-dama
  • Fátima Mendonça ganha R$ 14,6 mil como assessora do Tribunal de Justiça
O caso Fátima Mendonça ganhou repercussão nacional na quinta-feira (26), após a divulgação de que ela está na lista de funcionários ativos do Judiciário baiano, com um salário de R$ 14.632,88.
Espera-se que o TJ não esteja imaginando que esta nota lacônica é tudo que precisa dizer para esclarecer a real situação de Fátima Mendonça em seus quadros. Dentre outras informações, o TJ deveria revelar em que situação, condição, regime de trabalho, horário etc, a referida senhora, mulher do governador da Bahia, Jaques Wagner, presta estes serviços; qual o local em que trabalha? qual o seu regime normal de trabalho, incluindo dias e horário?
O TJ da Bahia deveria, antecipando-se aos interessados no devido esclarecimento, liberar cópia dos relatórios referentes aos serviços que ela tem prestado. Ou não há relatórios elaborados referentes a estes serviços?
Além disso, devria esclarecer: que projeto é este, relacionado a menores? Quantos menores estão sendo atendidos presentemente? Que tipo de atendimento é dispensado? Qual a metodologia? Alguma vez este trabalho foi objeto de alguma divulgação, reportagem, apreciação, referência documentada etc? Alguma vez em suas constantes entrevistas Fátima Mendonça se referiu a este desempenho? Há fotos e vídeos?
Não deve certamente o TJ imaginar que uma nota tão lacônica, como essa apresentada, sem detalhes esclarecedores e evidências a serem comprovados, possa encerrar esta questão.
Finalmente, o TJ deve esclarecer também a razão da contradição que há entre a revelação da própria Fátima Mendonça, através de sua assessoria – a de que estaria licenciada -, e a revelação indicadora de que estaria trabalhando normalmente.

Mensalão: mais de 500 jornalistas farão cobertura do julgamento


O Supremo Tribunal Federal (STF) credenciou pouco mais de 500 jornalistas para a cobertura do julgamento do mensalão, que acontecerá no próximo dia 2 de agosto. Ao todo serão 65 veículos de comunicação, entre televisões, rádios, jornais, revistas, blogs e sites de notícias, segundo informações publicadas pelo colunista Lauro Jardim, no Radar Online. O STF credenciou também 22 representantes de associações de classe, membros de outros Tribunais, partidos políticos, órgãos públicos e até de institutos de pesquisa.

O presidente do STF, Carlos Ayres Britto, requisitou ao governo federal reforço de segurança para o entorno do prédio da Corte durante o julgamento dos 38 réus do processo, com pelo menos um mês de duração. Nesta sexta, o tribunal começou a fazer simulações do julgamento.

Na última quarta, em audiência com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, na sede do Supremo, Britto requisitou informalmente efetivos federais para resguardar o tribunal, segundo informou a assessoria do STF. Em princípio, Cardozo colocou à disposição homens da Força Nacional de Segurança Pública, agrupamento de polícia da União criado em 2004 e que atua em distúrbios sociais ou em situações excepcionais.

Itabuna: Capitão Azevedo tem pedido de registro de candidatura indeferido

As primeiras informações dão conta de que o registro da candidatura do prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo (DEM), estaria indeferido pela Justiça Eleitoral, após pedido de impugnação do Ministério Público Eleitoral e da coligação Na Frente para Itabuna Mudar, que tem como candidato Vane do Renascer (PRB). A decisão seria do juiz titular da 28ª Zona Eleitoral, tornada pública no domingo (29).  O gestor teve as contas relativas a 2009 e 2010 rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e teve seu registro indeferido por causa de crimes de improbidade e da Lei da Ficha Limpa. A reportagem do Bocão News aguarda confirmação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sobre o caso.

JAC Motors suspende fábrica na Bahia


Pode ficar comprometida a geração de 3,5 mil empregos diretos e 10 mil postos indiretos na Bahia com a chegada de uma fábrica da  JAC Motors em Camaçari, Região Metropolitana de Salvador. A interrupção vai durar até que o governo federal regulamente o decreto que dará às montadoras o direito de importar automóveis com o Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) reduzido.

O presidente da empresa no Brasil, Sérgio Habib, afirmou em entrevista ao jornal Folha de São Paulo, que os planos de expansão de fábricas e concessionárias da marca no Brasil estão temporariamente interrompidos.

Na entrevista, Habib explicou que o alto custo do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI), pago pela concessionária, de 36,5%, é alto e inviabiliza os planos da empresa no Brasil. A expectativa é que o imposto seja reduzido para 6,5%, valor pago pelas montadoras nacionais.

Para o assessor de comunicação da Jac Motors, Eduardo Pincigher, não há condições da empresa estar capitalizada para iniciar a construção da planta da fábrica na Bahia, e a suspensão foi tomada como medida deprecaução. Além disso, ele lembrou que a promessa de redução do IPI foi feito pelo governo em agosto do ano passado, quando foi lançado o Plano Brasil Maior,  programa do governo federal para aumentar a competitividade da indústria nacional.

Em entrevista ao jornal A Tarde, o secretário de comunicação do governo da Bahia, Robinson Almeida, disse que articulações do governo federal caminham para que o decreto seja baixado em agosto.