sábado, 28 de setembro de 2013

Qualidade da água das praias de Ilhéus é monitorada

Foto:
Foto:
A população de Ilhéus conta com um importante trabalho de monitoramento da qualidade das águas das praias do município realizado pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), vinculado à Secretaria Estadual de Meio Ambiente. A coleta do material é feita semanalmente por técnicos do instituto, sendo, posteriormente, enviada para laboratórios credenciados.
De posse dos resultados, o Inema efetua a divulgação de boletins, indicando, entre outros aspectos, as praias que apresentam condições adequadas para o banho. As informações estão disponíveis no site da Prefeitura de Ilhéus (www.ilheus.ba.gov.br). Lá, o internauta deverá acessar o link Nosso Município e, em seguida, no Espaço do Turista, clicar no link Litoral, onde o usuário vai encotrar em negrito ‘Monitoramento das praias’.
Balneabilidade - O gerente de Gestão Ambiental da Prefeitura de Ilhéus, Alex Coutinho, explica que o resultado das coletas semanais realizadas pelo Inema pode ser marcado por indicadores físicos, químicos e biológicos. “Dentro dessa realidade, os técnicos analisam a presença e a concentração de elementos poluentes, como, por exemplo, os coliformes fecais. Entretanto, é a concentração desses elementos que vai definir a balneabilidadeda praia, ou seja, se aquela área está apta para o banho e demais atividades”, enfatiza.
Alex Coutinho informa ainda que, além de fiscalizar o trabalho de monitoramento da qualidade das águas das praias ilheenses, a Sema utiliza os boletins semanais expedidos pelo Inema para cobrar providências dos eventuais agentes poluidores. “Para coibir determinados abusos, como, por exemplo,as famosasligações clandestinas de esgoto sanitário na rede de drenagem pluvial, temos alguns instrumentos, como a notificação e a não renovação de licenças ambientais”, ressalta.
Boletim - O boletim 37, emitido no dia 13 de setembro pelo Inema, considera em boas condições para o banho as praias de Barra de São Miguel, Soares Lopes, Cristo, Opaba, Ceplus (dois pontos), Milionários, Cururupe e Olivença.Já trechos das praias do Malhado (próximo à escultura da Sereia) e do Marciano (próximo ao Bar Litrão)foram considerados impróprias.
Informa o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos que é fundamental que as pessoas evitem o banho de praia em dias chuvosos. Segundo técnicos do órgão, as águas podem estar contaminadas por diversos detritos, vindos das ruas através das galerias pluviais. Também é desaconselhável o banho nas proximidades da saída de esgotos, desembocadura dos rios urbanos, córregos e canais de drenagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário