terça-feira, 24 de setembro de 2013

Médicos começam a chegar nos 28 municípios baianos onde vão trabalhar

Os médicos passaram, segundo o secretário Jorge Solla,  por uma capacitação para conhecer o SUS e a realidade brasileira, as particularidades dos quadros de adoecimento e a condição de vida da população.Salvador – Os 57 profissionais do programa federal Mais Médicos, graduados no exterior e que atuarão na Bahia, foram encaminhados nesta segunda-feira (23) aos 28 municípios onde vão trabalhar, além de Salvador. Eles partiram da sede da União dos Municípios da Bahia (UPB), no Centro Administrativo, na capital, após uma coletiva de imprensa concedida no auditório do órgão pelo secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, que acompanhou dois grupos até os municípios de Araci e Tucano.
Entre os profissionais, 29 já estão credenciados para atuar no Brasil. O secretário Jorge Solla afirmou que a Bahia é o estado que conseguiu maior número de registros provisórios já liberados para que os médicos estrangeiros comecem a trabalhar no Brasil. “Quase a totalidade das pendências está sendo regularizada e os demais registros serão concedidos o mais rápido possível”.
Solla avaliou que a recepção dos novos médicos foi calorosa. “Todos os gestores municipais, a população que utiliza o Sistema Único de Saúde [SUS], os profissionais dos postos, todos receberam muito bem os médicos de fora, que vieram contribuir para fortalecer a saúde nestes municípios onde parcela importante da população terá acesso à assistência médica”.
Cubanos em Araci  – As médicas cubanas Dámara Morejón e Dania Marquez, designadas pelo programa federal Mais Médicos para os postos de saúde das localidades de Tapuio e Barreira, no município de Araci, na região do Sisal, na Bahia, chegaram à cidade no início da tarde, acompanhadas do secretário Jorge Solla e outras autoridades.
Dámara e Dania fizeram uma visita a um dos postos de saúde da cidade, com a mesma estrutura que vão contar para exercer a profissão. “Os postos são bem distribuídos e estão preparados para que a gente trabalhe com eficácia. As condições para o atendimento à população já estão criadas”, disse Dania.
A comerciante Ana dos Santos, moradora de Araci, tem dois filhos e gostou quando viu as médicas chegarem para a visita ao posto de saúde. “As pessoas vão ser mais bem atendidas, porque quando a gente precisar vai encontrar os médicos à nossa disposição”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário