Uma adolescente de 16 anos, moradora de Itabuna, está passando por uma situação muito difícil por conta de uma doença rara, que está se agravando pela interrupção de seu tratamento – que só pode ser realizado em Salvador – devido à falta de apoio da prefeitura.
A garota sofre de Hipertensão Pulmonar Severa e Comunicação Inter Veicular. Doença que se caracteriza pelo aumento progressivo da pressão nas artérias pulmonares, que levam o sangue pobre em oxigênio do lado direito do coração para os pulmões. Isso dificulta a passagem do fluido. Então o coração é obrigado a fazer cada vez mais força para bombear o sangue. O fenômeno também impede que os pulmões captem o oxigênio do ar de maneira adequada.
A adolescente realiza o tratamento há cerca de oito anos e não pode faltar a nenhuma consulta, pois segundo ela, sua sobrevivência depende disso já que a doença não tem cura, apenas controle. A jovem informou ainda, que o tratamento teve que ser interrompido, pois a Prefeitura de Itabuna não está liberando as passagens para ela se deslocar até Salvador, o que segundo a garota vinha acontecendo normalmente antes das eleições.
A garota disse ainda que as passagens da primeira viagem do começo do mês, em um ônibus comercial, foi bancada pela família, o que fez com que ela chegasse exausta e doente na Capital.
Nenhum comentário:
Postar um comentário