sábado, 24 de novembro de 2012

Prefeitura não libera passagens e adolescente interrompe tratamento


Uma adolescente de 16 anos, moradora de Itabuna, está passando por uma situação muito difícil por conta de uma doença rara, que está se agravando pela interrupção de seu tratamento – que só pode ser realizado em Salvador – devido à falta de apoio da prefeitura.
A garota sofre de Hipertensão Pulmonar Severa e Comunicação Inter Veicular. Doença que se caracteriza pelo aumento progressivo da pressão nas artérias pulmonares, que levam o sangue pobre em oxigênio do lado direito do coração para os pulmões. Isso dificulta a passagem do fluido. Então o coração é obrigado a fazer cada vez mais força para bombear o sangue. O fenômeno também impede que os pulmões captem o oxigênio do ar de maneira adequada.
A adolescente realiza o tratamento há cerca de oito anos e não pode faltar a nenhuma consulta, pois segundo ela, sua sobrevivência depende disso já que a doença não tem cura, apenas controle. A jovem informou ainda, que o tratamento teve que ser interrompido, pois a Prefeitura de Itabuna não está liberando as passagens para ela se deslocar até Salvador, o que segundo a garota vinha acontecendo normalmente antes das eleições.
A garota disse ainda que as passagens da primeira viagem do começo do mês, em um ônibus comercial, foi bancada pela família, o que fez com que ela chegasse exausta e doente na Capital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário