terça-feira, 27 de novembro de 2012

Itabuna discute Plano de Contingência contra Dengue nesta segunda


Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
O Comitê de Acompanhamento e Assessoramento do Combate à Dengue se reúne na nesta segunda-feira (26), na sede da Vigilância à Saúde, na Avenida Manoel Chaves, para discutir o Plano Municipal de Contingencia a ser implementado em Itabuna, através da deflagração de ações emergenciais durante o verão.
Coordenado por Heloisa Pinheiro, que representa o Projeto Socioambiental Sustentacidade, o comitê é integrado por técnicos da Secretaria Municipal da Saúde, da 7ª Dires, além de representantes do governo municipal, do Ministério Público e da própria sociedade civil organizada.
O plano inclui ações educativas junto à população e a deflagração do Projeto Ovitrampas, do Ministério da Saúde, através da integração de Itabuna à Rede Nacional de Monitoramento da Resistência do Aedes Aegypti a inseticidas, coordenado pela Superintendência de Controle de Endemias.
No Ovitrampas servidores do Programa de Controle de Dengue vão realizar nos diversos bairros a coleta de ovos do mosquito para testes de laboratório sobre a sua resistência a larvicidas e inseticidas. Um projeto similar está sendo executado em Juazeiro e Jacobina.
Em termos de comunicação, o Plano de Contingência inclui a adoção de medidas visando informar à população através da divulgação de dados sobre a dengue e a sua prevenção. O plano prevê que  os profissionais da saúde sejam informados e atualizados quando ao número de casos suspeitos e confirmados por semana epidemiológica, por bairro de residência e faixa etária, através de Boletins Epidemiológicos semanais enviados as equipes de apoio das unidades de saúde,
Caberá ainda aos núcleos de vigilância à saúde e epidemiológica, coordenadores de distritos, diretores de departamentos e à Secretaria da Saúde, manter a mídia informada sobre o número de casos e bairros de ocorrência, o que vai permitir definir as áreas prioritárias de ação e estratégias de controle da infestação do mosquito aedes aegypti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário