Nesta terça-feira (27/11), a organização Repórteres Sem Fronteiras lançou o WeFightCensorship, um site dedicado à publicação de textos de vítimas da censura, informou O Estado de S. Paulo.
Crédito:Reprodução
Textos censurados serão publicados por site da RSF
A criação do site visa tornar a censura obsoleta, já que será alimentado por conteúdo de profissionais que a sofreram. Estes poderão enviar de forma anônima materiais para serem publicados.
WeFightCensorship está disponível em duas línguas – inglês e francês. No entanto, jornalistas de todo o mundo podem publicar seus textos nas línguas originais.
Segundo Christophe Deloire, diretor-geral da entidade, a "Repórteres sem Fronteiras propõe um instrumento de dissuasão que convida os Estados e outros poderes a respeitarem a liberdade de informação, à liberdade que possibilita a existência de todas as outras".
"O site se baseia no efeito Streisand, segundo o qual quanto maior for a vontade de censura de uma informação na internet, mais essa informação será difundida pela comunidade de internautas. Queremos assim demonstrar que prender o autor de um artigo, confiscar exemplares de um jornal ou bloquear o acesso a um site de vídeos não evitará que o conteúdo em questão dê a volta ao mundo, antes pelo contrário", explica Deloire.
Nenhum comentário:
Postar um comentário