Porto Alegre/RS - A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira, 29, a Operação Bola de Ouro, com o objetivo de arrecadar elementos de prova que corroborem àqueles já identificados da ocorrência de crimes contra o Sistema Financeiro Nacional, previstos na Lei nº 7.492/86 (Lei do Colarinho Branco).
A investigação teve início em julho de 2011 e a Operação Bola de Ouro é um desdobramento da Hércules (2009), que desarticulou organização criminosa que se utilizava de duas casas de câmbio regularmente constituídas, localizadas na cidade de Porto Alegre, para enviar milhões de dólares para o exterior, fruto dos mais diversos crimes. O dinheiro era enviado através de um mercado paralelo de câmbio que funciona à margem do sistema financeiro regular, por meio de operações conhecidas como dólar-cabo.
Foram cumpridos quatro mandados judiciais de busca e apreensão na residência e nas empresas de um empresário do ramo do futebol, investigado como suspeito de ser cliente daquela organização criminosa revelada na Operação Hércules. Há indícios da movimentação de valores para o exterior sem que os recursos tramitassem pelos canais financeiros legalmente constituídos, portanto, sem que houvesse controle do Estado sobre a legitimidade da origem de tais recursos, conduta propicia à ocorrência de outros delitos, como lavagem de ativos e sonegação tributária.
Nenhum comentário:
Postar um comentário