sábado, 24 de novembro de 2012

Porto Seguro é a 3ª cidade do país onde mais se mata mulheres e Teixeira de Freitas a 10ª

O Instituto Sangari, que anualmente publica relatórios sobre a violência nas cidades brasileiras, acaba de divulgar o mais novo estudo de 2012, com números específicos de crimes contra as mulheres, esses que são bastantes negativos mais uma vez para o estado da Bahia e o extremo sul baiano.
No estudo geral de 2011, já divulgado aqui no Teixeira News, das vinte cidades brasileiras mais violentas, segundo o Mapa do Sangari, cinco estão na Bahia, sendo Simões Filho e Lauro de Freitas, localizadas na Região Metropolitana de Salvador, Itabuna, no sul, além de Eunápolis e Porto Seguro, no extremo sul baiano. “É um estado muito violento. É uma questão de calamidade pública”, afirmou o sociólogo Júlio Jacobo, integrante da equipe que fez o estudo.
A cidade de Teixeira de Freitas, maior centro urbano da região, de acordo os números do Mapa da Violência do Instituto Sangari de 2011, aparece na 35ª posição no geral.
Em relação ao estudo mais recente sobre a violência imposta às mulheres, a situação é bastante preocupante para a região.. A recordista nacional em crimes violentos contra o público feminino é Paragominas-PA., seguida de Piraquara-PR., e Porto Seguro-Ba. Porto Seguro como a terceira cidade brasileira onde mais morrem mulheres, contabilizou 22,1 mortes para cada 100 mil moradoras. Neste quesito a cidade de Teixeira de Freitas aparece na 10ª colocação com taxa média com 18,5 homicídios para cada 100 mil mulheres.
No geral, segundo o Sangari, a Bahia contabilizou 4.380 assassinatos em 2011 e os números superam até mesmo as 4.194 mortes registradas em São Paulo no mesmo período. Os números desse ano de 2012, quando a violência tomou um rumo inimaginável na capital paulista, só serão conhecidos no ano que vem. O mesmo vai acontecer com a cidade de Teixeira de Freitas, que ultimamente vem contabilizando números altos na taxa de mortes violentas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário