segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Governo da Colômbia e membros das Farc mantêm negociações em Cuba


Humberto de la Calle (ao microfone), chefe do time de negociação de paz, conversa com jornalistas antes de embarcar para Havana acompanhado dos negociadores Sergio Jaramillo, Jorge Mora e Frank Pearl (Foto: William Fernando Martinez/AP)
Representantes do governo da Colômbia chegaram a Cuba para negociações com membros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). O objetivo das negociações, que começam nesta segunda-feira (19), é pôr fim a cinco décadas de conflito e são as primeiras conversas diretas entre governo e rebeldes em mais de dez anos.
O começo da reunião foi precedido pelo anúncio das Farc de um cessar-fogo unilateral a partir desta terça-feira (20) até o dia 20 de janeiro de 2013. As conversas ocorrem após meses de negociações secretas. Governo e guerrilheiros concordaram em negociar um programa de cinco pontos dos quais o primeiro talvez seja o mais polêmico: a reforma agrária.
Há esperanças de que as atuais negociações teriam mais chances de êxito do que tentativas passadas. As Farc não deram um prazo para as negociações de paz, mas o governo afirma que as conversas devem durar meses, e não anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário