sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Chuvas voltam a causar estragos no município deixando vários desabrigados


Na tarde desta quinta-feira, 22 de novembro, uma forte chuva que caiu no município de Itagimirim, Extremo Sul da Bahia, arrancou calçamentos, desmoronou muros e parte de casas. Em alguns bairros a forte correnteza derrubou árvores e derrubou fios de eletricidade provocando a falta de energia.
Há pouco menos de vinte dias a cidade sofreu um temporal que desabou casas deixando famílias desabrigadas. Na última terça-feira, 21 de novembro, uma equipe da Defesa Civil esteve na cidade para fazer avaliações nas zonas de risco. Segundo o secretário municipal de Obras, Gumercindo Brito, o forte volume de águas tem causado estragos no município e a prefeitura tem procurado atender os desabrigados. “O temporal, que já ocorreu por duas vezes num espaço de menos de vinte dias, causou danos materiais, arrancou calçamento, desabou casas, mas ninguém ficou ferido”, disse o secretário.
As chuvas alagaram todo o centro da cidade, o comércio fechou as portas para evitar que a água invadisse. Na estrada vicinal que liga a BR-101 à Fazenda Araxá, onde o ônibus escolar que transporta estudantes para a zona rural ficou totalmente destruído. A erosão removeu mais de um metro de cascalho e deixou a estrada intransitável. “Há 30 anos eu passo por esta estrada, eu nunca vi nada igual, toda a estrada está destruída pela chuva”, disse o fazendeiro Fabrício Frieber.
Os desabrigados estão recebendo o apoio da prefeitura, que está alugando casas por um período de seis meses para alojar as famílias. Além disso, colchões e eletrodomésticos de primeira necessidade já foram doados pela prefeitura para atender aos que perderam suas coisas com as chuvas. “Catástrofes nunca são esperadas, são casos fortuitos, efeitos da natureza, mas a prefeitura tem procurado ajudar aos que tiveram suas casas invadidas pelas águas”, disse o prefeito Rielson Lima.
As famílias atingidas pelas chuvas deverão procurar a prefeitura municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário