terça-feira, 22 de maio de 2012

Governo federal anuncia isenção total de IPI para carros mil


O ministro da Fazenda Guido Mantega anunciou na noite desta segunda-feira (21) redução nas taxas sobre Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para compra de carros e no Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), dentre outras, como maneira de estimular a economia brasileira e combater o aumento dos juros. As reduções no IPI valem até 31 de agosto de 2012 e as do IOF não têm data definida.
O IOF no crédito ao consumo para pessoa física cai de 2,5%% para 1,5%.
O IPI para carros nacionais de até mil cilindradas (1.0) cai de 7% para zero. Para carros importados, esses valores caem de 37% para 30%. Carros de mil a duas mil cilindradas que usem álcool e gasolina (flex) terão IPI passando de 11% para 6,5%. Carros importados terão alíquota reduzida de 41% para 35,5%. Para utiliários, a queda será de 4% para 1%, no casso de empresas instaladas no país, e para importados será de 34% para 31%.
“A isenção atinge a maioria das montadoras instaladas no Brasil”, disse o ministro. Além da redução no imposto, bancos públicos e privados se comprometeram a aumentar volueme de crédito e de parcelas e a reduzir o valor de entrada para compra e os juros de financiamento.
Brasil em destaque
Para o setor automativo, o governo também fez um acordo com o sistema financeiro. Os bancos privados e públicos se compromentaram a aumentar o crédito e o número de parcelas do pagamento, além de reduzir o valor de entrada para a aquisição de bens.
“O custo para equalização destes quatro ítens que eu falei agora está avaliado em R$ 619 milhões”, explicou Mantega durante o pronunciamento. Ao todo, o ministério avalia que o governo deixará de arrecadar R$ 2,1 bilhão.
Mantega explicou porque os setores automativos e de bens de capital foram escolhidos para receber os pacotes de estímulo agora. “Ao longo do ano nós temos feitos desonerações em vários setores. Têxtil, calcados, confecções, bens de capital… (…)”, disse, destacando também a importância do setor automotivo para o Brasil. “O Brasil tornou-se ano passado o terceiro país com indústria automobilística no mundo”, acrescentou – o país está atrás dos EUA e da China.
Entenda a redução no IPI, válida até final de agosto
Carros de até 1.000 cilindradas
- No regime automotivo, ou seja, carros nacionais ou com um percentual de peças brasileira, o imposto cai para zero – atualmente é de 7%.
- Os carros importados terão redução de 37% para 30%
Carros até 2.000 cilindradas
FLEX
- No regime automativo, a redução é de 11% para 5,5%
- Fora do regime, a queda foi de 41% para 35,5%
CARROS A GASOLINA
- No regime automotivo, o IPI passa de 13% para 6,5%
- Fora do regime, a redução foi de 43% para 36,5%

Nenhum comentário:

Postar um comentário