quarta-feira, 23 de maio de 2012

Com Grécia, mercados europeus encerram em forte queda


Os principais índices acionários da Europa fecharam em queda nesta quarta-feira, encerrando um rali de dois pregões de recuperação, com temores de que a cúpula entre líderes da União Europeia (UE) falharia em chegar a um acordo sobre as medidas de combate à crise na região e prevenir contágios caso a Grécia deixe a zona do euro.
O FTSEurofirst, índice que reúne as principais ações europeias, caiu 2,18%, a 972 pontos, eliminando grande parte dos ganhos obtidos nas duas sessões anteriores.
O indicador Euro STOXX 50, das blue-chips da zona do euro, também recuou mais de 2%.
"Não havia razão para o mercado avançar na segunda e na terça-feira. Preocupações de contágio estão movendo-se sobre a mesa novamente e as pessoas levarão o mercado para baixo, a menos que as autoridades façam algo para acabar com a incerteza", avaliou o operador financeiro sênior da JN Adrian Redmond.
Nesta quarta-feira, líderes europeus tentarão injetar ânimo em suas economias em uma cúpula informal, mas diferenças sobre o lançamento de bônus da zona do euro e se eles conseguirão amenizar a crise da dívida na Europa, que já dura dois anos, prometem o cenário do encontro.
Em LONDRES, o índice Financial Times caiu 2,53%, a 5.266 pontos.
Em FRANKFURT, o índice DAX recuou 2,33%, para 6.285 pontos.
Em PARIS, o índice CAC-40 teve queda de 2,62%, a 3.003 pontos.
Em MILÃO, o índice Ftse/Mib desvalorizou-se 3,68%, para 12.960 pontos.
Em MADRI, o índice Ibex-35 recuou 3,31%, a 6.440 pontos.
Em LISBOA, o índice PSI20 caiu 2,78%, aos 4.587 pontos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário