Talvez isso fosse a pornografia do homem das cavernas. Pesquisadores descobriram ilustrações da anatomia feminina em uma caverna na França de 37 mil anos de idade.
Trata-se da "evidência mais antiga de imagem explícitas", afirmou Randall White, antropólogo da Universidade de Nova York e um dos pesquisadores que trabalham no projeto.
Ele e seus colegas relataram as descobertas na edição atual do periódico Proceedings of the National Academy of Sciences.
Entre os desenhos estão o que parecem ser imagens da vulva feminina, formadas de um círculo com uma pequena fenda em um dos lados.
Entre os desenhos estão o que parecem ser imagens da vulva feminina, formadas de um círculo com uma pequena fenda em um dos lados.
"Vemos essas imagens repetidamente", afirmou White.
Há também imagens bastante simples: perfis de animais, incluindo cavalos e grandes felinos que se assemelham a leões.
A arte foi descoberta na cobertura desmoronada de uma caverna, no sítio arqueológico de Abri Castanet, no vale do rio Vézère, sul da França. Os seres humanos daquele tempo viviam em cavernas como essas, afirmou White, e foi um período de nascimento da cultura.
"Eles produziam contas de marfim e outros afirmou. "Adornavam o corpo de um modo complexo."
White e sua equipe continuam o trabalho de escavação no sítio e, por meio de mais interpretações dessa arte, esperam conseguiram compreender melhor a cultura dessas pessoas.
"Esperamos ser capazes de mapear a distribuição das imagens da cobertura e todas as atividades daquele tempo", afirmou. "Talvez haja uma relação entre a arte da cobertura
e o estilo de vida deles."
e o estilo de vida deles."
Nenhum comentário:
Postar um comentário