quinta-feira, 31 de maio de 2012

Mais seis policiais da Rota são afastados em São Paulo


Seis policiais das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota) foram afastados de suas funções de rua na terça-feira, após terem participado de uma ação da tropa que terminou com a morte de seis suspeitos em um estacionamento da zona leste da capital paulista. Dois tenentes, um sargento, um cabo e dois soldados, integrantes da viatura 91181, estão à disposição de oficiais na sede da Corregedoria da Polícia Militar, na Luz, no centro. Os PMs estão prestando esclarecimentos sobre a ocorrência, já que os depoimentos deles teriam contradições.
Foto: EDISON TEMOTEO/AE/AEAgentes receberam denúncia anônima e surpreenderam reunião do PCC
A Secretaria da Segurança Pública (SSP) informou que os policiais não estão presos. Eles ficam durante o dia na Corregedoria e podem ir para a casa à noite. A sala da imprensa da PM havia divulgado quarta-feira que os policiais estavam recolhidos e iriam "cumprir prisão disciplinar por até cinco dias'. Nesta quinta-feira, a corporação apresentou outra versão e disse que eles só não podem trabalhar na rua e apenas cumprem "expediente administrativo".

Até a tarde de anteontem, a Corregedoria da PM tinha divulgado apenas a prisão em flagrante de outras três pessoas: um soldado, um cabo e um sargento. Os três foram detidos por homicídio doloso (com intenção) e estão presos no Presídio Militar Romão Gomes, na zona norte. Segundo explicou o comandante da Rota, Salvador Madia, a operação começou às 21 horas de segunda-feira depois que o Batalhão de Choque recebeu uma denúncia de que um grupo de criminosos estava reunido em um estacionamento da zona leste para planejar o resgate de um preso do Centro de Detenção Provisória do Belém.

Com a informação, 24 homens da Rota - em seis equipes - chegaram ao local e, segundo Madia, foram recebidos a tiros. Seis suspeitos morreram, três pessoas foram presas e pelo menos cinco fugiram. Um dos homens mortos no suposto confronto com a Rota foi visto por uma moradora sendo agredido perto da Rodovia Ayrton Senna. A testemunha ouviu tiros e ligou para o 190 da Polícia Militar, narrando a cena em tempo real para o operador, o que possibilitou a prisão dos três policiais da Rota em flagrante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário