quarta-feira, 30 de maio de 2012

PREFEITURA ACUSADA DE ATRASAR REPASSES AO HOSPITAL DE BASE


Sindicalistas denunciam atraso no repasse de verba.
A Prefeitura de Itabuna acumula dívida de R$ 1.280.000,00 com o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (Hblem). O atraso no repasse de verbas provoca atraso no pagamento de fornecedores, incluindo empresas que venderam insumos básicos e a Coelba, e preocupação aos funcionários.
A denúncia do atraso equivalente a quatro meses foi formulada na Câmara Municipal por Vilmaci Oliveira, Siomara Costa e Levi Araújo, representantes do Sindicato dos Servidores Municipais de Itabuna (SindServ). O vereador Wenceslau Junior (PCdB), que propôs a formação de comissão de vereadores para investigar os fatos na sessão meia-boca desta quara-feira, 30, mas não obteve resposta dos colegas.
Estiveram presentes à sessão, mas se desculparam para não ir ao Hospital, por compromissos, os vereadores Milton Gramacho, Solon Pinheiro, Nadson Monteiro e Ricardo Bacelar. Embora tenham registrado presença, os vereadores Rosi Castro e Milton Cerqueira também não acompanharam Wenceslau e os sindicalistas.
Segundo o vereador, a situação é grave, já que o hospital funciona precariamente sem poder atender integralmente aos pacientes e pessoas que procuram socorro médico-hospitalar. Desde segunda-feira que exames de imagem estão suspensos, o Pronto-Socorro atende apenas casos de traumas por falta de medicamentos e insumos e a triagem é feita do lado de fora nas ambulâncias que chegam.
A Comissão foi recebida pela diretora do Hblem, Gilnay Santana, que confirmou o atrasos e disse que a dívida de sua gestão beira R$ 800 mil, como reportou Wenceslau Junior. Os sindicalistas temem perder o reajuste de 5,5% sobre os vencimentos prometidos para julho.
- A situação é insustentável e há pressão de secretários municipais para que se dê prioridade ao pagamento de fornecedores em detrimento dos funcionários – disse Levi Araújo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário