quinta-feira, 31 de maio de 2012

CPI do Cachoeira marca datas dos depoimentos de Perillo e Agnelo


A CPI do Cachoeira marcou para o dia 12 de junho o depoimento do governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), e para o dia 13 o do governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT). De acordo com o presidente da comissão, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), as datas já foram acertadas com os dois depoentes.
Foto: AEO governador de Goiás, Marconi Perillo, comparecerá à CPI no dia 12 de junho
As convocações dos governadores foram aprovadas na quarta-feira, que rejeitou a convocação do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB). Perillo foi convocado com decisão unânime.Ontem, ele já havia informado à CPI que gostaria de prestar depoimento.
Já a convocação de Agnelo foi aprovada por 16 votos favoráveis e 12 votos contrários. Em relação ao pedido de convocação de Cabral, 17 parlamentares foram contra e 11 a favor do seu comparecimento à CPI.
Perillo enfrenta a suspeita de que teria negociado um imóvel com Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, por intermédio do ex-vereador do PSDB Wladimir Garcez, um dos poucos depoentes que prestou algum esclarecimento à CPI até agora, mesmo não tendo respondido aos questionamentos dos parlamentares. Cachoeira está preso desde fevereiro acusado de comandar um esquema de jogos ilegais.
A Polícia Federal também acusa Perillo de nomear pessoas indicadas por Cachoeira para órgãos do governo. Durante a sessão de ontem, o governador compareceu ao Congresso e se dispôs a explicar aos seus colegas sobre as acusações.

Queiroz deve ter que explicar a relação de membros do seu governo com Cachoeira, já que não há menção nas investigações da PF que apontem uma ligação direta do petista com o contraventor. Cláudio Monteiro, chefe de gabinete do governador, pediu demissão depois de ser citado em gravações por dois supostos integrantes do grupo de Cachoeira.
A maior parte dos parlamentares que pouparam Cabral de convocação nesta quarta-feira, alegaram que, agora que foi aprovada a quebra de sigilo da empresa Delta, em âmbito nacional, é necessário um exame mais detalhado desses documentos, antes de chamar o governador à sessão.
Cabral apareceu em fotos em festas em Paris com secretários estaduais e com o empresário Fernando Cavendish, ex-proprietário da Delta e amigo pessoal do governador. A empreiteira já recebeu R$ 1,49 bilhão em contratos com o governo do Rio durante a gestão Cabral. As fotos das confraternizações em Paris foram reveladas pelo blog do deputado federal Anthony Garotinho (PR), adversário de Cabral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário