quarta-feira, 23 de maio de 2012

MEC anuncia mudanças para Enem 2012 nesta quinta


O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, disse nesta quarta-feira (23) que será apresentado na quinta-feira (24) os detalhes da edição de 2012 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Segundo Mercadante, serão anunciadas “mudanças” na prova, mas ele não quis adiantar os detalhes.
Mercadante: Questões do Enem serão públicas quando chegarem a 50 mil 
Redação: Inep estuda ter 5 corretores em redações do Enem discrepantes 
Infográfico: Quanto vale sua redação do Enem? 
 
As principais mudanças que devem ser feitas no Enem são quanto à correção da redação. Até o ano passado, as redações eram corrigidas por dois corretores e, quando havia diferença de mais de 300 pontos, o texto era encaminhado a um supervisor que dá a nota final do candidato. Em 2011 cresceram os processos judiciais de candidatos que questionaram suas notas finais. Neste ano a diferença entre as notas pode cair e o número de corretores deve aumentar.
O edital com a data de aplicação do exame, os prazos de inscrição e todas as regras do certamente será publicado no Diário Oficial da União de sexta-feira (25). As provas estão agendadas para os dias 3 e 4 de novembro.
No ano passado o Enem teve mais de 6 milhões de inscritos para as provas nos dias 22 e 23 de outubro. Desde 2009 o exame passou a ser utilizado por universidades públicas como critério de seleção em substituição aos vestibulares tradicionais.
O Enem também é pré-requisito para quem quer participar de programas de acesso ao ensino superior como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e as bolsas de estudo no exterior do Ciência sem Fronteira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário