DEFINIÇÃO DITADURA - Ditadura é a um dos regimes não democráticos ou antidemocráticos, ou seja, governos onde não há participação popular, ou em que essa participação ocorre de maneira muito restrita.
Na ditadura, o poder está em apenas uma instância, ao contrário do que acontece na democracia, onde o poder está em várias instâncias, como o legislativo, o executivo e o judiciário.
Diz-se que um governo é democrático quando é exercido com o consentimento dos governados, e ditatorial, caso contrário.
Diz-se que um governo é totalitário quando exerce influência sobre amplos aspectos da vida dos governados, e liberal caso contrário.
Ocorre, porém, que, frequentemente, regimes totalitários exibem características ditatoriais, e regimes ditatoriais, características totalitárias.
Nesse sentido pode-se também entender ditadura como um regime onde o governante aglutina os poderes executivo. Assim sendo o ditador busca controlar os setores mais importantes de seu país, para legitimar sua posição.
Em Una tá mais ou menos assim, onde um governo centralizador que não escuta as pessoas e tenta sempre se apoderar das decisões dos outros poderes, é o que acontece agora com a decisão de "ESTUDAR" a lei que concede aumento aos professores da cidade.
UM ATENTADO CONTRA A EDUCAÇÃO PÚBLICA? - Comentário do Blog do Gusmão
Comentário do Blog:
A ditadura militar instaurada em 1964 abalou severamente os movimentos culturais baianos. A Universidade Federal da Bahia sofreu redução abrupta de investimentos nas suas graduações de licenciatura e artes. Para comprovar esta informação, recomendamos a leitura de “Cultura, política e mídia na Bahia contemporânea” (Antonio Rubim).
O fato histórico parece distante da notícia atual de que a Prefeita de Una considera que os professores “recebem mais do que merecem”. Mas há uma proximidade perigosa entre esse tipo de afirmação e alguns resquícios de ditadura, que contribuem para a desconsideração sistemática da docência no Brasil.
E até os cachorros vão embora da cidade agora:
Nenhum comentário:
Postar um comentário