sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Relatório da polícia conclui que apresentador da "BBC" cometeu mais de 200 crimes sexuais


O apresentador Jimmy Saville em 2006 (Foto: Matthew Lewis/Getty Images)
Um inquérito da Polícia Metropolitana de Londres e pela Sociedade Nacional para a Proteção das crianças (NSPCC, na sigla em inglês) concluiu que Jimmy Savile (1926-2011), um famoso apresentador de rádio e TV britânico, cometeu uma série de abusos sexuais, inclusive estupro, contra várias vítimas ao longo de mais de 50 anos. Muitas vítimas dos 214 crimes cometidos pelo apresentador eram menores de idade. De acordo com o relatório, a vítima mais jovem tinha apenas oito anos. A mais velha, 47 anos. O caso mais antigo registrado aconteceu em 1955 e o mais recente, em 2009.
Savile, morto em outubro de 2011 aos 84 anos, foi um ídolo da televisão entre as décadas de 70 a 90, famoso por programas infantis como Jim'll Fix It e a popular parada de sucessos musicais Top of The Pops, da BBC. O apresentador foi um pedófilo que durante décadas abusou de menores em diferentes instituições, entre elas hospitais, prisões e na própria sede da BBC.
Os investigadores conseguiram reunir provas suficientes para registrar os atos sexuais cometidos em todo o país por uma pessoa que na época era muito querida e admirada, que aproveitava sua fama para conseguir acesso a gente vulnerável. O relatório identifica sete pessoas que chegaram a denunciar os abusos sexuais cometidos pelo apresentador, que nunca foi processado.
O caso Savile explodiu em outubro do ano passado, quando o canal ITV divulgou uma reportagem na qual várias vítimas do apresentador denunciavam ter sofrido abusos. Durante semanas, o caso inundou os meios de comunicação britânicos e causou também um grande escândalo na BBC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário