sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

França envia tropas ao Mali para enfrentar rebeldes ligados à Al-Qaeda


O presidente da França, François Hollande, anunciou nesta sexta-feira (11) que tropas francesas já estão chegando ao Mali para colaborar com a força militar que está no país. A força militar, aprovada pelo Conselho de Segurança da ONU, enfrenta grupos de rebeldes islâmicos que controlam parte do território do país.
Segundo o jornal francês Le Figaro, Hollande respondeu a um apelo das autoridades do Mali.
O presidente interino do Mali, Dioucounda Traoré, pediu ajuda militar ao governo francês para uma nova ofensiva contra grupos armados islâmicos, e para evitar que o conflito se espalhe pelo sul do país. François Hollande respondeu às autoridades do país. “Responderemos aos apelos dos nossos parceiros africanos”, disse Hollande, em discurso para diplomatas. “A França seguirá estritamente a resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas e está pronta para parar a ofensiva dos terroristas”.
Segundo a imprensa francesa, tropas europeias já estão operando no Mali. De acordo com o jornal britânico The Guardian, grupos rebeldes ligados à Al-Qaeda capturaram nesta semana Konna, uma cidade muito próxima de Mopti, base das forças que lutam contra os rebeldes, e a situação na região foi descrita pelas autoridades locais como “complicada”.
O conflito no Mali começou em março do ano passado, quando os militares anunciaram um golpe de Estadopara “garantir a integridade do país”, derrubando o presidente Amadou Toumani Touré. Com o caos que se seguiu ao golpe, separatistas tuaregues e o grupo islâmico Ansar Dine, ligado à Al-Qaeda, iniciaram uma ofensiva no norte do pais, controlando grande parte do território.

Nenhum comentário:

Postar um comentário