terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Messi fatura o quarto troféu como melhor do mundo

O argentino Lionel Messi quebrou mais um recorde ao ser eleito o melhor jogador do mundo pela quarta vez seguida, enquanto a americana Abby Wambach foi escolhida Jogadora do Ano da FIFA pela primeira vez na carreira. Ambos foram premiados durante a cerimônia de gala da Bola de Ouro FIFA 2012, realizada nesta segunda-feira na Kongresshaus de Zurique.
O técnico da seleção espanhola, Vicente del Bosque, e a ex-treinadora dos Estados Unidos, Pia Sundhage (que recentemente assumiu o comando da equipe feminina da sua Suécia natal), foram os vencedores dos prêmios de Treinador do Ano nas categorias futebol masculino e feminino respectivamente.
Messi encerrou 2012 com um recorde de 91 gols marcados. Além disso, o jogador de 25 anos foi o artilheiro da UEFA Champions League 2011/12, com 14 tentos. Já o treinador espanhol levou a Fúria ao bicampeonato continental na UEFA Euro 2012, depois de ter erguido a taça na Copa do Mundo da FIFA 2010.
Entre as mulheres, 2012 foi o ano dos Estados Unidos. Sundhage e Wambach lideraram a seleção americana na conquista da segunda medalha de ouro do país no Torneio Olímpico de Futebol Feminino. A vitória sobre o Japão na final dos Jogos de Londres representou uma revanche para os EUA pela derrota na decisão da Copa do Mundo Feminina da FIFA 2011, em que as japonesas conquistaram o seu primeiro título mundial.
Todos esses prêmios foram outorgados de acordo com os resultados de uma votação da qual participam capitães e técnicos de seleções masculinas (para a premiação dos homens) e femininas (no caso das mulheres) dos 209 países afiliados à FIFA, além de representantes da imprensa internacional selecionados pela revista France Football. Os votos de cada grupo correspondem a um terço do resultado final.
Foi uma noite inesquecível em Zurique, com diversos astros do futebol e antigos ídolos do esporte desfilando no palco e no tapete vermelho. Além disso, o público foi brindado com a autêntica alegria brasileira enquanto o país do futebol se prepara para receber a Copa das Confederações da FIFA no meio do ano. A cantora escocesa Amy MacDonald também abrilhantou a festa.
Vale lembrar que a Bola de Ouro FIFA foi entregue pela terceira vez desde a unificação do antigo prêmio de Jogador do Ano da FIFA com a célebre premiação organizada pela publicação francesa, em 2010. Messi recebeu a Bola de Ouro com 41,6% dos votos, à frente de Cristiano Ronaldo (23,68%) e Andrés Iniesta (10,91%).
Wambach faturou a versão feminina do prêmio após levar os Estados Unidos ao título olímpico em Londres, onde também venceu a Bola de Ouro adidas de melhor jogadora e a Chuteira de Ouro pelos cinco gols que marcou no torneio. A atacante teve 20,67% dos votos, enquanto a brasileira Marta e a também americana Alex Morgan receberam 13,5% e 10,87%, respectivamente.
Del Bosque garantiu o prêmio de melhor técnico dos últimos 12 meses com 34,51% dos votos, superando o português José Mourinho do Real Madrid (20,49%) e o ex-treinador do Barcelona Pep Guardiola (12,91%).
Por sua vez, Sundhage foi escolhida Treinadora do Ano no Futebol Feminino com 28,59% da preferência do eleitorado, enquanto Norio Sasaki, o técnico que levou o Japão à medalha de prata na Olimpíada londrina, recebeu 23,83% dos votos. Por fim, o técnico da França Bruno Bini registrou 9,02%.
Já para a eleição da Seleção Mundial da FIFA/FIFPro, o Sindicato Internacional de Jogadores de Futebol (FIFPro) convidou 50 mil atletas profissionais dos quatro cantos do planeta a escalarem os melhores do ano nas diferentes posições. O time dos sonhos de 2012 é composto pelo espanhol Iker Casillas no gol; pelos brasileiros Daniel Alves e Marcelo e pelos espanhóis Gerard Piqué e Sergio Ramos na defesa; pelo trio espanhol Xabi Alonso, Andrés Iniesta e Xavi Hernández no meio de campo; e por Cristiano Ronaldo (Portugal), Radamel Falcao (Colômbia) e Lionel Messi (Argentina) na frente.
O destinatário do Prêmio Puskás da FIFA, uma homenagem ao gol mais bonito do ano, foi definido por mais de cinco milhões de torcedores que votaram através do FIFA.com, do canal da FIFA no YouTube e do portal francefootball.fr. Criado em 2009 em memória ao capitão da inesquecível seleção húngara da década de 1950, o Prêmio Puskás desta vez foi para o atacante eslovaco Miroslav Stoch, autor de um golaço para o Fenerbahçe no dia 3 de março de 2012, em partida do Campeonato Turco contra o Gençlerbirligi.
Franz Beckenbauer foi homenageado com o Prêmio Presidencial da FIFA em reconhecimento às suas extraordinárias realizações e serviços prestados ao esporte mais popular do globo. O ídolo alemão recebeu a honraria das mãos do presidente da FIFA, Joseph S. Blatter, que relembrou a plateia da suprema elegância e habilidade do Kaiser nos tempos de jogador. Beckenbauer também demonstrou carisma como técnico e foi o responsável pela organização de um grande evento esportivo, sempre tendo como referência a Copa do Mundo da FIFA, .
Por fim, o Prêmio FIFA Fair Play foi dado à Federação Uzbeque de Futebol, por ter demonstrado que desportividade e competitividade não são mutuamente excludentes, e sim complementares. A entidade já havia sido premiada pela Confederação Asiática de Futebol ao acumular 498,84 pontos de fair play ao longo do ano — 16,37 pontos à frente da federação iraniana, segunda colocada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário