sábado, 3 de novembro de 2012

Pesquisas do Ibope mostram que eleitorado de Salvador está insatisfeito com seus governantes


Eis uma boa pista para quem está tentando decifrar o recado que o eleitorado mandou nas urnas do segundo turno da eleição municipal em Salvador: a população está insatisfeita com seu prefeito e com seu governador e até mesmo a presidente da República só é bem avaliada por 51% dos moradores da capital baiana – a segunda pior avaliação dela entre todas as capitais.
Um balanço das avaliações das administrações públicas nas esferas federal, estadual e municipal, feitas durante a realização das pesquisas de intenção de voto em todas as capitais, foi divulgado na quinta-feira (1º) pelo Ibope Inteligência em seu site.
Os resultados mostram que a presidente Dilma é melhor avaliada em quase todas as capitais, quando comparada aos prefeitos e aos governadores. Inclusive em Salvador, onde ela obteve uma avaliação positiva de 51% , enquanto a do governador Jaques Wagner ficou em 18% e a do prefeito João Henrique, em apenas 5%.
A avaliação de Dilma superou os 70% em Fortaleza (73%), Macapá (73%), Belo Horizonte (72%) e Manaus (72%). Os piores índices foram registrados em Vitória (50%), Salvador (51%), Aracaju (51%), Goiânia (53%) e Curitiba (54%).
O governador Jaques Wagner (PT), com 18%, ficou à frente apenas da governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini (DEM), que teve uma avaliação positiva de apenas 8% dos moradores de Natal. Os governadores melhor avaliados nas capitais de seus estados foram Tião Viana (PT), do Acre (72%); Omar Aziz (PSD), do Amazonas (69%); Eduardo Costa (PSB), de Pernambuco (68%); e André Puccinelli (PMDB), do Mato Grosso do Sul (64%).
Já o prefeito João Henrique (PP) ficou em penúltimo lugar, com 5% , à  frente apenas da prefeita de Natal, Micarla de Sousa (PV) – que, aliás, foi afastada do cargo por ordem da Justiça na quarta-feira passada (31). Os prefeitos melhor avaliados foram Raimundo Angelim (PT), de Rio Branco (67%); Luciano Agra (sem partido), de João pessoa (62%) e Nelson Trad Filho (PMDB), de Campo Grande (61%).
Avaliações positivas (ótima + boa) para as administrações públicas nas capitais. Fonte: Ibope

Nenhum comentário:

Postar um comentário