quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Marcha das Vadias acontecerá dia 24 de novembro em Itabuna


Foto: Joá de Souza
Foto: Joá de Souza
A Marcha das Vadias será realizada pela segunda vez em Itabuna no dia 24 de novembro. O protesto do ano passado foi considerado um grande sucesso pelo número surpreendente de participantes que foram às ruas, pelo amplo apoio de movimentos sociais organizados e do espaço conseguido na impressa regional e nacional.
A Marcha é um movimento mundial, originado no Canadá. O nome surgiu após uma palestra de uma autoridade policial em uma universidade, que advertiu que as mulheres poderiam ser vítimas de estupros por se vestirem como vagabundas – “sluts”, em inglês. A Marcha das Vadias, nome adotado no Brasil, continua sendo realizada nas grandes cidades do Brasil e em todo o mundo.
Em linhas gerais, o movimento protesta contra a culpabilização das vítimas, que são acusadas, muitas vezes até pelas autoridades do estado, de serem responsáveis pelas violências sofridas. Entende-se que tal postura é fruto do machismo e que as mulheres são culpabilizadas pelo fato de serem, simplesmente, mulheres.  O protesto se insere no conjunto das lutas pelos direitos de igualdade entre os gêneros  e contra todo tipo de violência e discriminação.
 Em Itabuna, o movimento é organizado pelo Coletivo Feminista Marcha das Vadias, que a  partir da Marcha de 2011 manteve uma agenda permanente de militância e formação. Foram realizados minicursos, palestras e oficinas temáticas em escolas e instituições da cidade, visando fornecer informação e conscientização sobre questões como machismo, patriarcado, feminismo, violência e direitos das mulheres.
Além disso, o grupo esteve presente em espaços de discussão como as Conferências Municipal, Territorial e Estadual de Políticas para as Mulheres e na Audiência da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPMI) sobre a violência contra a mulher na Bahia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário