quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

População será orientada para prática saudável de exercicios


Foto: Reprodução/Internet
Foto: Reprodução/Internet
A partir do próximo dia 21 os itabunenses que praticam corridas e caminhadas ao longo das avenidas Aziz Maron e Mário Padre, às margens do Rio Cachoeira, terão um incentivo a mais para tornar a atividade física um hábito prazeroso para a promoção da saúde e, consequentemente, a melhor qualidade de vida. A Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria de Esportes e Recreação (SER), vai começa a executar o Projeto Stand de Lazer e Saúde, oferecendo a comunidade orientações sobre a forma correta de se praticar caminhadas e corridas.
Um estande será instalado na Praça Rio Cachoeira, numa primeira etapa, onde os interessados em participar do projeto podem se inscrever pela manhã entre as 5h30min e 7 h e, à tarde, entre 17 e 19 horas, de segunda à sexta-feira. As informações contidas na ficha de histórico de saúde (Anamnese) de cada um dos inscritos servirão de base para triagem dos cidadãos que serão assistidos pelos profissionais envolvidos, considerando sua vida quanto à prática de atividades físicas e seus hábitos cotidianos.  
O Projeto Stand de Lazer terá seqüência com atuação de equipe multidisciplinar formada por profissionais de Educação Física, Fisioterapia e Enfermagem, que oferecerão orientações para reeducação postural, correta prática de atividades físicas, além de aferição da pressão arterial, testes de glicemia e massagem fisioterapêutica. As ações se completam com a realização de atividades de aquecimento e alongamento antes dos exercicios.
Segundo o secretário de Esportes e Recreação, Evans Maxwel, com a realização do projeto se deseja proporcionar maior interação entre os praticantes de corridas e caminhadas e os profissionais, contribuindo para a melhoria da autoestima, das condições físicas e de saúde. “O número de pessoas adeptas deste tipo de atividade em Itabuna é bastante significativo, muitas das quais não têm qualquer orientação profissional para a prática de exercícios físicos saudáveis”, comenta.
“Portanto, é necessário conscientizá-las e incentivá-las a adotar hábitos saudáveis que, associados à prática de atividades físicas executadas de maneira correta são capazes de promover uma melhor qualidade de vida”, frisou Evans.
O secretário disse ainda que, além das estratégias motivacionais de integração, socialização e de melhoria física, os profissionais da equipe multidisciplinar envolvidos com o Projeto Stand de Lazer desenvolverão também ações educativas focadas no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, com a distribuição de informativos sobre a prevenção aos focos do inseto e da doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário