domingo, 13 de janeiro de 2013

Polícia da Índia prende 6 em novo caso de estupro coletivo


Mais um protesto contra a violência contra a mulher. O nome "Damini" do cartaz é uma referência à vítima, inicialmente não identificada, de um estupro coletivo em dezembro em Nova Déli. O caso acabou desencadenado uma série de manifestações no país (Foto: Altaf Qadri/AP)

A polícia da Índia deteve seis homens suspeitos de participar de um novo caso de estupro coletivo de uma mulher em um ônibus no país, entre eles o motorista do veículo, informou àAgência Efe uma fonte oficial. 
A detenção mais recente aconteceu na noite de sábado (12) e se junta às outras cinco, ocorridas poucas horas depois do crime, cometido na noite da sexta-feira. A vítima voltava para casa em um ônibus após visitar a casa de seus pais na região de Punjab, no norte da Índia. Um delegado da polícia do distrito de Gurdaspur, Janjit Singh, afirmou que os investigadores também estão perto de deter o sétimo acusado de violentar a mulher.
Este caso ocorreu em um momento de grande comoção da opinião pública do país asiático devido a outro semelhante ocorrido com uma jovem estudante de 23 anos, em Nova Délhi. Ela morreu há duas semanas após ter sido hospitalizada depois de ser estuprada por seis homens quando viajava em um ônibus.De acordo com o relato da vítima, citado pela imprensa local, o motorista do veículo e outro funcionário da companhia de transporte não fizeram uma parada prevista, e o ônibus seguiu para um local fora da rota, onde pegou outros cinco homens. Após estuprarem a mulher, os acusados a deixaram perto de sua casa, na cidade de Ghukla.
O caso provocou protestos em todo o país. Os acusados podem ser condenados à morte. Se houver condenação, será algo raro nas alarmantes estatísticas de violência contra a mulher na Índia. O Escritório Nacional de Registro de Crimes revelou em 2011 que a cada 20 minutos uma mulher é estuprada na Índia, mas que em apenas um de cada quatro casos o criminoso é condenado, devido, segundo os analistas, à corrupção de políciais. (epoca)

Nenhum comentário:

Postar um comentário