segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

INCÊNDIO NA CHAPADA ESTÁ CONTROLADO


Incêndio na Chapada Diamantina está controlado

O incêndio que atingiu a região da Chapada Diamantina já foi controlado e está no processo de rescaldo. “Provavelmente amanhã [domingo], já podemos tirar todo mundo da serra”, informou o brigadista Adroaldo Vasconcelos em entrevista ao G1. Segundo o voluntário, a mundança climática na região ajudou a combater as chamas, que tiveram início na última segunda-feira (7). “Ainda existe muita fumaça, mas não tem labareda.
O tempo deu uma amenizada e uma leve garoa ajudou bastante. O clima mudou de ontem [sábado] de tarde para noite, o que deu uma amenizada no calor”, disse. Desde o início do incêndio, aproximadamente 2 mil hectares foram atingidos pelo fogo entre as Serras de Sobradinho e dos Cristais. “A imagem de satélite mostra 1,2 mil hectares atingidos, essa diferença se dá porque a imagem de satélite não mostra os relevos, ela é plana. Por isso calculamos aproximadamente 2 mil hectares. No meio dessas duas serras temos o Vale do 21, onde tivemos a maior perda da flora e fauna”, informou.
A ação contou com um avião, um helicóptero, 30 homens do Corpo de Bombeiros, 60 agentes do Instituto Socioambiental Chico Mendes (ICMBIO) e mais de 60 brigadistas voluntários. BN

Nenhum comentário:

Postar um comentário