Um incêndio destruiu a sede da Secretaria Municipal de Educação, no Parque Solar Boa Vista, em Salvador, na noite desta quinta-feira (3).
De acordo com informações do 1º Grupamento de Bombeiros da Polícia Militar (1º GBM), localizado na Barroquinha, duas unidades do Corpo de Bombeiros foram enviadas ao local para conter as chamas, que consumiram todo o prédio histórico onde morou o poeta Castro Alves.
O Parque Solar Boa Vista fica localizado no Engenho Velho de Brotas, para onde foram o prefeito ACM Neto e o secretário de educação João Carlos Bacelar, que acompanham o trabalho de combate ao fogo. Segundo a assessoria de comunicação da Secretaria de Educação, as chamas ficaram bastante altas, mas ninguém ficou ferido. Dois seguranças do prédio ainda tentaram apagar o incêndio, mas não tiveram sucesso.
Morador viu início de incêndio
De acordo com o historiador Luís Paulo Pinto, de 24 anos, as chamas começaram do lado direito do Solar e logo se espalharam pelos gabinetes no prédio principal. Ele acompanhou o incêndio desde o início e viu o momento em que o secretário da pasta chegou ao prédio. Os bombeiros chegaram ao local cerca de 20 minutos após o início das chamas, que já consumia os dois lados do prédio, de acordo com o jovem.
Ainda segundo o historiador, duas unidades dos bombeiros e três viaturas da Polícia Militar foram ao local para interditar a área e combater as chamas, que já estavam controladas por volta da meia-noite. " Ouvimos várias explosões. O fogo chegou ao segundo andar do Solar cerca de 10 minutos depois", acrescentou Luís Paulo.
ACM Neto convoca reunião de emergência
O prefeito ACM Neto e o secretário da Educação já anunciaram, através da Agência Geral de Comunicação, uma reunião de emergência para esta sexta-feira (4), a partir das 9h30, no Palácio Thomé de Souza, com o objetivo de avaliar os prejuízos e consequências do incêndio.
Também participarão da reunião outros secretários e representantes de órgãos da prefeitura. Segundo o secretário João Carlos Bacelar, documentos importantes nas áreas financeira e de pessoal não foram atingidos.
Ainda segundo a assessoria da prefeitura, o secretário informou que as informações perdidas no incêndio não comprometam a matrícula dos alunos da rede pública municipal. Para João Carlos Bacelar, o prejuízo "material e histórico". Em razão da reunião de emergência, foi cancelada a visita que o prefeito faria ao bairro da Massaranduba, na manhã desta sexta-feira. (Informações do Correio/Foto: Arisson Marinho).
Nenhum comentário:
Postar um comentário