O cenário eleitoral em Ilhéus indica que a disputa terá decisão somente nos últimos dias e nenhum dos dois principais candidatos já pode cantar vitória.
Pesquisa do Instituto Seculus, realizada nos dias 27 e 28 de setembro e registrada no TSE, indica que Jabes Ribeiro (PP) se mantém na dianteira, mas com a Professora Carmelita (PT) mordendo seus calcanhares.
Na espontânea, Jabes aparece com 38,18% e Carmelita pontua com 34%, em situação de empate técnico. O terceiro colocado, Jorge Luiz (PSOL), soma 10,91%. Já na consulta estimulada, quando os nomes dos candidatos são apresentados ao eleitor, Jabes tem 39,64%, ante 34,91% de Carmelita e 11,82% de Jorge Luiz.
Os dois candidatos mais fortes também empatam tecnicamente no quesito rejeição. Jabes, com 32,86% e Carmelita com 29,09%, enquanto Jorge Luiz é rejeitado por 20% dos eleitores ouvidos.
Para 40% das pessoas consultadas, Jabes vencerá as eleições. A expectativa de vitória com relação a Carmelita é de 33,82%, e apenas 10% acreditam que Jorge Luiz será o prefeito.
A pesquisa ouviu 965 pessoas e tem margem de erro de 3,2%.
NÚMEROS DIVERGENTES - Uma segunda pesquisa, também registrada e divulgada pelo site O Tabuleiro, traz números que destoam dos apresentados pelo Seculus. De acordo com esse levantamento, realizado pela MS Consultoria, a diferença entre Jabes e Carmelita é maior, sendo que na estimulada o candidato do PP aparece com 49,89%, com Carmelita somando 27,3% das preferências. Jorge Luiz tem 11,16%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário