segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Célia eleita vice-prefeita


Foto: Valter Pontes
Aos 44 anos, a professora Célia Sacramento (PV) foi eleita vice-prefeita de Salvador neste domingo (28). Filiada ao Partido Verde há seis anos, havia concorrido – sem sucesso - à uma vaga na Câmara Municipal, em 2008, e à Câmara Federal, em 2010.
Célia sempre gostou de política e ainda pequena acompanhava a movimentação da mãe, Antonia Oliveira de Jesus, à frente da Associação dos Moradores de Praia Grande, no Subúrbio Rodoviário. Dona Antonia foi uma das fundadoras da entidade.
“Me surpreendi quando ACM Neto propôs a aliança e a construção conjunta do projeto de um novo governo para Salvador, valorizando as políticas de promoção  da igualdade racial e a questão do meio ambiente e da sustentabilidade”, disse. “Ele já havia chamado minha atenção nas eleições de 2008, quando foi o único candidato que apresentou um projeto para a cidade. Agora, vamos juntos inaugurar uma nova história na política baiana”.
Influência - A vice prefeita eleita conta que sua atuação política tem origem no exemplo materno de organizar ações coletivas para solucionar problemas. O engajamento no movimento social foi natural, participando ativamente das lutas pela promoção da igualdade.
 
As dificuldades enfrentadas por jovens negros, estudantes de escolas públicas, para entrar na universidade estimularam Célia Sacramento a participar do Instituto Steve Biko.
A entidade que homenageia o líder negro que lutou contra o regime segregacionista do apartheid na África do Sul oferece curso de pré-vestibular gratuito a alunos negros da rede pública de ensino.
A atuação em causas do movimento social foi associado a uma vida de trabalho e estudo. No segundo grau, Célia fez opção pelo curso técnico de contabilidade. Conciliou aulas com estágios e ganhou gosto pela atividade.
Graduou-se em contabilidade pela Faculdade Visconde de Cayru, onde militou também no movimento estudantil. Fez mestrado na Universidade de São Paulo (USP) e doutorado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
 
Especialista em planejamento tributário, direito eleitoral, auditoria e perícia contábil, ela atualmente é professora da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e dos cursos de pós graduação da Mauricio de Nassau, da Unijorge, Unime, FGC e da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). Também cursou Faculdade de Direito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário