quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Cortar o cigarro é possível


Fumar: faz mal para você, faz mal para o planeta. Saiba como largar o vício!
O mito de que é impossível abandonar o cigarro está sendo quebrado. De acordo com Jaqueline Scholz Issa, coordenadora da área de cardiologia do Programa de Tratamento do Tabagismo do Incor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP), o número de ex-fumantes no Brasil ultrapassa o de fumantes. “Enquanto os fumantes somam aproximadamente 26 milhões de pessoas, o número dos que abandonaram o cigarro chega a 27 milhões. Essa diminuição de usuários de tabaco acontece por ações  como o aumento no preço dos cigarros e as contrapropagandas veiculadas nos maços”, afirma.
Já para Tânia Pereira Ignácio, pneumologista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, um dos fatores decisivos para a queda no número de fumantes é a lei  antifumo. Aprovada em 2011, a norma  proíbe o consumo de cigarros,  charutos e cachimbos em espaços públicos cobertos. “As pessoas se sentem constrangidas e discriminadas. É comum elas falarem: ‘Doutura, eu sou um bicho do mato, pois eu acendo um cigarro e todo o mundo olha atravessado’. A lei existe visando o ponto de vista do fumante passivo, mas acaba gerando um constrangimento”, afirma.
MITOS E VERDADES/ Como já é conhecido, o fumo pode acarretar  problemas cardíacos e câncer nas vias respiratórias. Além disso, de acordo com uma pesquisa recente realizada pela SulAmérica com 14.244 entrevistados, 37% dos fumantes apresentam índice moderado ou elevado de estresse, o que contraria a visão de que o cigarro acalma ou diminui a ansiedade.  “Na verdade, os fumantes sentem um efeito temporário na redução da ansiedade. Porém, no decorrer do dia, ao mesmo tempo em que o cigarro traz uma sensação de alívio, o nervosismo é aumentado pois o consumo da nicotina leva a um aumento de hormônios como o  cortisol, considerado hormônio do estresse”, explica Jaqueline Scholz Issa.
COMBATE/ Hoje, Dia Nacional de Combate ao Tabagismo, diversas ações estão sendo realizadas pela cidade. Os profissionais do Cratod (Centro de Referência em Álcool, Tabaco e Outras Drogas) estarão no Conjunto Nacional das 10h às 15h, promovendo a campanha “Fumar: faz mal para você, faz mal para o planeta”. A ação inclui distribuição de panfletos informativos, avaliação odontológica com foco em lesões pré-cancerígenas causadas pelo fumo e uma exposição comparativa entre um pulmão de um fumante e um de não fumante.
Já no Incor, na região  Oeste da capital, os visitantes poderão participar de um teste de avaliação de dependência do tabaco e medição de monóxido de carbono no ar exalado.
Programe-se
CAMPANHA DE COMBATE AO TABAGISMO
Hoje, das 10h às 15h, no Incor, localizado na Av. Doutor Enéas de Carvalho Aguiar, 44, Cerqueira César. 
Telefone: 3069-5000.

Faz mal para você, faz mal para o planeta
Hoje, das 10h às 15h, no Conjunto Nacional, localizado na Av. Paulista, 2.073, Cerqueira César. Telefone: 3329-4455.
Procurar tratamento é o melhor caminho
Segundo Jaqueline Scholz Issa, coordenadora da área de cardiologia do Programa de Tratamento do Tabagismo do Incor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP), o primeiro passo para abandonar o tabagismo é  procurar tratamento.
“Tenha boa vontade, mas não fique postergando. As pessoas acham que devem parar de fumar sozinhas, carregando essa responsabilidade tremenda. Se procurar por um tratamento especializado, com um amparo e assistência, a chance de conseguir sucesso com tranquilidade, sem sofrimento, é maior”, afirma.
Para obter outras informações sobre o fumo, acesse o site: 
deixardefumar.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário