quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Roberto Carlos abandona a associação Procure Saber

Roberto Carlos em entrevista ao Fantástico. Foto: Reprodução/Tv Globo/Fantástico.O cantor Roberto Carlos não faz mais parte do grupo Procure Saber. Agora há pouco, por volta das 22h desta terça-feira, Dody Sirena, empresário do Rei, enviou um e-mail aos demais integrantes, entre eles Chico Buarque, Caetano Veloso e Gilberto Gil, informando da decisão.
Na mensagem, de tom cordial, Dody compara o grupo a uma seleção de futebol, em que os jogadores se encontram, mas depois retornam a seus times. Ele diz, ainda, que os advogados de Roberto vão continuar atuando na questão das biografias, falando em seu nome. E garante que outros assuntos podem voltar a unir Roberto com os outros artistas do Procure Saber no futuro, como o direito autoral, as questões trabalhistas e as plataformas digitais. “Caminhamos bastante e divergimos algumas vezes. Sabemos que, no futuro, tudo isso será um grande exemplo de movimento coletivo”, escreveu Dody.
Mais cedo, também nesta terça-feira, por volta das 14h, Cicão Chies, sócio de Sirena na empresa DC Set, já havia escrito para os integrantes informando que não responderia mais como vice-presidente do Procure Saber. Ambas as mensagens foram encaminhadas para a empresária Paula Lavigne, presidente do grupo, com outros músicos, advogados e empresários em cópia.
As razões que levaram o Rei e sua corte a se desligarem do Procure Saber estão relacionadas às discordâncias geradas pela forma com que foi conduzido o debate sobre as biografias não autorizadas. Desde o início de outubro, artistas do Procure Saber vêm se manifestando publicamente contrários à mudança no Código Civil, cujo artigo 20 permite que biografados proíbam a publicação de biografias na Justiça em casos que “lhe atingirem a honra, a boa fama ou a respeitabilidade, ou se se destinarem a fins comerciais”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário