terça-feira, 4 de dezembro de 2012

São Francisco: Fé e devoção marcam os festejos de N. Sra da Conceição da Praia


imageOs grupos culturais e de fanfarras participaram do cortejo
“Eu venho desde pequena para Lavagem de Nossa Senhora da Conceição da Praia, antes eu acompanhava a finada Carlita, agora venho com o filho dela, Luiz. Minha maior motivação, sem dúvidas, é a fé”.
Disse em meio aos sorrisos e derramando água de cheiro sobre os fieis, a baiana e filha de Xangô Maria Lúcia de Jesus, conhecida por Lucinha.

Foi em meio aos desfiles das baianas, dos grupos culturais e das fanfarras que o cortejo saiu de trás da Igreja de São Gonçalo do Amarante em direção a Matriz de Nossa Senhora da Conceição da Praia. Por onde passavam, batuques e cânticos convidam o povo a unir-se na corrente de fé.
“Eu participo desse cortejo há 18 anos. Nossa Senhora da Conceição da Praia é minha mãe, eu sou de Oxum e no sincretismo religioso Oxum representa Nossa Senhora da Conceição. Ela é tudo para mim, pois nunca me faltou e nem a meus filhos”, relatou o babalorixá Onório de Oxum, da Muribeca.

O evento, realizado no último fim de semana, dias 01 e 02 de dezembro, teve a participação dos grupos culturais Liberdade Capoeira, Muzambê, Frutos do Conde, Raízes da África, a Associação Quilombo Capoeira, a personagem Nega Maluca, os meninos e meninas que participam do projeto da Secretaria de Esporte e Lazer (SECEL) - Gingando e Brincando, além, é claro, do grupo das baianas.

 A prefeita do município, Rilza Valentim, também esteve presente no cortejo: “Não há emoção maior do que participar dessa tradição. Nossa Senhora da Conceição é a grande mãe de todos nós, por isso essa homenagem tão grandiosa”, descreveu Rilza.

Sob um sol de mais de 30 graus e com o Hino do Senhor do Bonfim na ponta da língua, mães, pais e filhos de santo repetiram lavaram o ádrio da Igreja da Conceição e, em seguida, se refrescaram com o banho de áhua do carro-pipa.

À tarde e ao longo da noite, as bandas Psirico, Caldeirão e atrações locais agitaram o público. Na noite anterior, a banda Negra Cor e o cantor Jau foram os responsáveis pela animação de sanfranciscanos e visitantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário