quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

op 5: Aeroportos mais perigosos


Macho que é macho não tem medo de avião, certo? Bem, a verdade se torna mais clara quando ocorrem turbulências ou quando a aeronave arremete num pouso conturbado.

Atenção leitores: apertem bem os cintos, pois o AreaH apresenta agora os aeroportos mais perigosos do planeta.

Para aterrisar em Saint Martin você precisa segurar o fôlego: entre a areia da praia e a pista só há uma estreita avenida. Diversão garantida para turistas, o lugar virou um point para captar imagens espetaculares e, para os mais corajosos, sentir “na pele” o poder de uma turbina de avião. Diante dos mais de 100 mil pousos e decolagens realizados no Aeroporto Princesa Juliana todo ano, você pode repetir a brincadeira quantas vezes quiser -- embora haja placas recomendando exatamente o contrário. 

Cercado por montanhas, Toncontin é o aeroporto que mais registrou acidentes de nossa lista. Sua pista curta exige que o piloto tenha “braço” mesmo, porque se ele não contornar o vale na velocidade correta, as chances de tudo dar errado são grandes. As estatísticas mostram que, dos anos 60 até 2011, 11 aeronaves não conseguiram pousar em segurança, totalizando mais de 39 mortos até hoje. 

Se voar pelos Alpes Franceses já não parece tarefa fácil, pousar em Couchevel também não é. Além do clima gelado, a aproximação é tão perigosa que apenas pilotos especialmente certificados podem descer no aeroporto. Por ser difícil controlar a velocidade, uma vez que é necessário descer mantendo certa altitude, a pista recebeu uma “lombada” de 18.5% graus para ajudar na contenção. ( informações do Areah)

Nenhum comentário:

Postar um comentário