O portal Contas Abertas divulgou ranking de transparência dos estados brasileiros e a Bahia ficou apenas em 20º lugar na avaliação da ONG que monitora os gastos públicos no Brasil. Em 2010, o estado ocupava a 24ª colocação.
Já o vizinho nordestino Pernambuco se destaca na terceira colocação do levantamento, com nota 7,95. São Paulo foi o estado líder em transparência em 2012, com nota 9,29 – mais de cinco pontos à frente da Bahia, que este ano teve nota 4,78.
De acordo com a coluna Tempo Presente, do jornal A Tarde, uma das falhas apontadas pelo Contas Abertas sobre o portal do Governo da Bahia diz respeito ao fato de que o site não traz informações sobre a remuneração dos servidores estaduais.
O site Contas Abertas afirma ainda que, por outro lado, a página do governo baiano “desce ao nível máximo de detalhamento com as informações básicas exigidas para as Notas de Empenho – NE (documento que registra a reserva do recurso no orçamento). É possível identificar, por exemplo, o que será comprado, o preço e quem será o fornecedor”.
O segundo lugar em âmbito nacional é o Espírito Santo e o pior colocado é o Mato Grosso do Sul.
Nenhum comentário:
Postar um comentário