terça-feira, 25 de dezembro de 2012

"Temos a segunda pior arrecadação per capita, mas estou muito confiante", diz ACM Neto


"Temos a segunda pior arrecadação per capita, mas estou muito confiante", diz ACM Neto
Foto: Dario Guimarães / Metropress (Arquivo)
Durante a participação no Bahia Meio Dia, da TV Bahia, nesta segunda-feira (24), o prefeito eleito ACM Neto anunciou a primeira meta de sua gestão, que será oficializada daqui a seis dias. Através de cruzamento de dados, Neto irá cobrar os inadimplentes do IPTU para tenatr melhorar a situação financeira dos cofres públicos municipais.

"Vamos organizar a Secretaria da Fazenda para que tenha devidos meios para cobrar de quem deve. Eu não vou aumentar imposto, mas quem deve vai ter que pagar. Senão é muito injusto. Hoje, quem paga, paga por ele e por quem deve", afirmou. "Vamos retomar uma política de regularização fundiária, que Antônio Imbassahy (deputado federal pelo PSDB, ex-prefeito) começou lá atrás, mas foi interrompida", disse.

A prefeitura pretende colocar na Justiça quem está morando em imóveis na capital baiana, mas não paga o IPTU. De acordo com a Secretaria da Fazenda, somente neste ano a prefeitura deixou de arrecadar R$ 75,5 milhões com este tributo. Estima-se que 30% dos 642 mil imóveis cadastrados estão inadimplentes. 

"A questão financeira é um empecilho, sabemos das dificuldades, temos a segunda pior arrecadação per capita entre as capitais do país, mas estou muito confiante. Depois do primeiro ano a cidade já vai ter outra saúde financeira. Hoje o cobertor é curto, precisamos aumentar a arrecadação e cortar os gastos com a prefeitura, para gastar mais com o cidadão", prometeu.

Neto ainda declarou que pretende abrir mão da administração da Linha 1 do Metrô (Lapa- Acesso Norte) para o governo do Estado. "Já que a atual administração transferiu para o estado a responsabilidade de ampliar o metro, o entendimento é de que devem operar também a linha 1, que já está concluída, e esse pensamento deve ser objeto de uma decisão dos primeiros 45 dias de governo", declarou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário